quarta-feira, 26 de maio de 2010

Valores dos brasileiros

Pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) juntamente com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e Universidade Mackenzie, com 4.017 entrevistados procurou mapear os valores dos brasileiros.

As principais conclusões foram:
  • O brasileiro busca antes a tradição ao prazer;
  • Para 90,1% dos brasileiros, o que mais angustia é a percepção de que a violência vem crescendo no país;
  • Para 23% dos entrevistados o que mais incomoda é a violência vivenciada em casa.
Para Flávio Comim, economista sênior do PNUD, a relevância dada à estabilidade, que ficou em 3° lugar e nota 8,3, pode ter duas explicações:
  1. Reflexo da memória ainda presente do período de hiperinflação vivido no país;
  2. Os brasileiros procuram estabilidade para compensar fatores que desestabilizam o cotidiano, como o receio da violência. 
A pesquisa foi segmentada e algumas constatações foram:

Mulheres

Elas dão mais atenção a valores relacionados à conservação (como estabilidade social e tradição) e pouco se importam com autopromoção (relacionado ao poder e êxito pessoal).

Jovens

Eles estão poucos ligados a valores ligados como conservação, e dão muita importância para aqueles relacionados à autopromoção e a mudanças.


E então, sua marca de produto ou de serviço de massa está de acordo com algum desses valores dos brasileiros?

Você tem promovido sua marca e os valores dela?

Atualmente, a ligação emocional com o produto e a marca é muito importante para aumentar a lembrança na hora de comprar e na hora de recomendar o produto ou a marca.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 25 de maio de 2010 do caderno Cidades/Metrópole, com o título: “Brasileiro põe tradição antes do prazer.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário