quinta-feira, 8 de abril de 2010

Relacionamento íntimo entre marca e consumidor.

Comunidades de marcas

Virou ferramenta de marketing nesta década, e o fenômeno foi detectado em 2001, quando uma comunidade da Apple chamou a atenção.

O conceito de uma comunidade de marca é a seguinte: comunidade especializada, não ligada geograficamente, baseada em uma estruturada rede de relação social entre admiradores de uma marca.

A maioria dos clubes nasceu na década de 80 e de forma espontânea.

As empresas, as ações, as comunidades e os produtos

Mini Cooper, Burger King, Harley Davisdon, Apple e Café Nespresso estão ser relacionando mais intimamente com seus consumidores e estreitando os laços sentimentais, que é alma do branding.

As ações do Mini Cooper

Foi trazido para o Brasil o modelo do Club Mini, clube exclusivo para os compradores dos modelos Mini Cooper, que nasceu na Inglaterra e já está presente em outros países e tem como objetivo estreitar laços com os consumidores.

Segundo Martin Fritsches, diretor da BMW, eles vendem um estilo de vida e não um carro.

Uma prova do envolvimento emocional com a marca Mini Cooper é a espera de até 4 meses sem reclamar e o pagamento é próximo dos R$ 100.000,00 por um modelo Cooper.

Os 25 primeiros compradores brasileiros do Mini Cooper, marca da BMW, ganharam um jantar patrocinado pela montadora do carro.

Será comemorado agora em abril o primeiro ano do Mini Cooper no Brasil e serão organizados:
  • Corridas de kart;
  • Viagens ao interior;
  • Eventos a céu aberto com estréia de filmes. 
Já foram vendidos 1.210 modelos, e a expectativa é de continuar neste ritmo.

A ação da Burger King

A Ogilvy, responsável pela conta da rede de fast food Burger King tem com missão envolver e surpreender os consumidores, e teve o desafio de fazer isso no ponto de venda.

Na ação mais recente, o sanduíche era entregue embalado em papel com o rosto do cliente impresso. A foto era feita no momento em que o cliente fazia o pedido no caixa, por uma câmera digital escondida.

A ação foi um sucesso e cumpriu a missão de envolver e surpreender os consumidores e ainda reforçou a comunicação base e principal do Burger King que é a gente faz do seu jeito.

A ação da Harley Davidson

Na verdade, a comunidade Harley Davidson foi criada espontaneamente pelos seus próprios consumidores na década de 80, e já contava com mais de 200 mil associados.

Tendo em vista que a Harley também vende estilo de vida e não motocicletas, a empresa abraçou as comunidades e cria vários produtos e patrocina vários eventos.

A ação da Apple

A Apple tem inúmeras comunidades de aficcionados pela Apple, os quais colam adesivos do logo da marca nos carros.

O boom dessas comunidades se deu com o lançamento dos Ipods.

As ações da Nespresso

O Nespresso Club possui 7 milhões de associados e tem acesso à:
  • Ofertas exclusivas;
  • Informações em primeira mão;
  • Assistência técnica gratuita.
A internet e o relacionamento marca e consumidor

Segundo Lara Lee, ex-diretora da Harley, fortalecer uma marca na era digital requer sangue-frio, pois:
  • A empresa deve aceitar o conflito;
  • Não há como controlar tudo;
  • Deve ser relegado a segundo plano os formadores de opinião;
  • As empresas que tem história de envolvimento são beneficiadas pelas facilidades da internet.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 5 de abril de 2010 do caderno de Negócios, com os títulos: “BMW cria clube para fã do Mini no Brasil.”, “Foto roubada resulta em sanduíche personalizado.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário