Virou ferramenta de marketing nesta década, e o fenômeno foi detectado em 2001, quando uma comunidade da Apple chamou a atenção.
O conceito de uma comunidade de marca é a seguinte: comunidade especializada, não ligada geograficamente, baseada em uma estruturada rede de relação social entre admiradores de uma marca.
A maioria dos clubes nasceu na década de 80 e de forma espontânea.
As empresas, as ações, as comunidades e os produtos
Mini Cooper, Burger King, Harley Davisdon, Apple e Café Nespresso estão ser relacionando mais intimamente com seus consumidores e estreitando os laços sentimentais, que é alma do branding.
As ações do Mini Cooper
Foi trazido para o Brasil o modelo do Club Mini, clube exclusivo para os compradores dos modelos Mini Cooper, que nasceu na Inglaterra e já está presente em outros países e tem como objetivo estreitar laços com os consumidores.
Segundo Martin Fritsches, diretor da BMW, eles vendem um estilo de vida e não um carro.
Uma prova do envolvimento emocional com a marca Mini Cooper é a espera de até 4 meses sem reclamar e o pagamento é próximo dos R$ 100.000,00 por um modelo Cooper.
Os 25 primeiros compradores brasileiros do Mini Cooper, marca da BMW, ganharam um jantar patrocinado pela montadora do carro.
Será comemorado agora em abril o primeiro ano do Mini Cooper no Brasil e serão organizados:
- Corridas de kart;
- Viagens ao interior;
- Eventos a céu aberto com estréia de filmes.
A ação da Burger King
A Ogilvy, responsável pela conta da rede de fast food Burger King tem com missão envolver e surpreender os consumidores, e teve o desafio de fazer isso no ponto de venda.
Na ação mais recente, o sanduíche era entregue embalado em papel com o rosto do cliente impresso. A foto era feita no momento em que o cliente fazia o pedido no caixa, por uma câmera digital escondida.
A ação foi um sucesso e cumpriu a missão de envolver e surpreender os consumidores e ainda reforçou a comunicação base e principal do Burger King que é a gente faz do seu jeito.
A ação da Harley Davidson
Na verdade, a comunidade Harley Davidson foi criada espontaneamente pelos seus próprios consumidores na década de 80, e já contava com mais de 200 mil associados.
Tendo em vista que a Harley também vende estilo de vida e não motocicletas, a empresa abraçou as comunidades e cria vários produtos e patrocina vários eventos.
A ação da Apple
A Apple tem inúmeras comunidades de aficcionados pela Apple, os quais colam adesivos do logo da marca nos carros.
O boom dessas comunidades se deu com o lançamento dos Ipods.
As ações da Nespresso
O Nespresso Club possui 7 milhões de associados e tem acesso à:
- Ofertas exclusivas;
- Informações em primeira mão;
- Assistência técnica gratuita.
Segundo Lara Lee, ex-diretora da Harley, fortalecer uma marca na era digital requer sangue-frio, pois:
- A empresa deve aceitar o conflito;
- Não há como controlar tudo;
- Deve ser relegado a segundo plano os formadores de opinião;
- As empresas que tem história de envolvimento são beneficiadas pelas facilidades da internet.
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