domingo, 25 de abril de 2010

AL - World Economic Outlook – Previsões para 2010 e 2011.

A América Latina é vista pelo FMI como uma economia com bons fundamentos, isto é:
  • Contas públicas em ordem;
  • Inflação baixa;
  • Contas externas administráveis.
Conta Corrente do Balanço de Pagamentos: balança comercial de mercadorias + balança comercial de serviços (viagens, fretes, seguros, lucros e juros) + transferências unilaterais (remessas de trabalhadores).

Principais Índices Econômicos da AL segundo as projeções do FMI.

Em 2009 a Venezuela e o Brasil foram os únicos países da AL que tiveram queda do PIB, sendo que os dois países que mais cresceram foram Peru e Chile, respectivamente com 6,3% e 4,7% de crescimento do PIB.

Para este ano o cenário é bem melhor para o Brasil, pois crescerá 5,5%, isto é um crescimento menor somente do que Chile e Peru, os quais crescerão 6%.

Em 2009 o Brasil teve a quarta maior taxa de inflação da AL com 5,1%, e se manterá neste ranking, com 4,6% em 2010.

A inflação da Venezuela de Hugo Chávez é a mais alta da AL, com 29,7% em 2009 e 33,1% em 2010, e ganha em disparada de seus irmãos latino-americanos. Até lembra a inflação do Brasil na era pré-FHC.


Os únicos países com as contas em dia em 2009 foram Argentina e Venezuela, mas aquele apresenta dados não confiáveis e este tem alta inflação e PIB estagnado para 2010.

Em 2010, a Argentina e a Colômbia de Álvaro Uribe passarão para a lista dos países que estão com superávit.

Exceto Venezuela (Hugo Chávez) que apresenta a inflação em alta e crescimento baixo, e Argentina (Cristina Kirchner), que tem as estatísticas postas em dúvida pela comunidade mundial.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 22 de abril de 2010 do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “FMI vê risco em ‘aquecimento’ no País.” e “Países ricos vão crescer 2,3% este ano, diz FMI.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário