domingo, 25 de abril de 2010

BRIC - World Economic Outlook – Previsões para 2010 e 2011.

PIB do BRIC segundo as projeções do FMI. 

O Brasil foi lanterninha quando comparamos com os PIBs dos integrantes do BRIC no ano de 2008, pois foi o que teve o menor crescimento, com 5,1%, próximo ao da Rússia que cresceu 5,3%.

Em 2009, o Brasil só não teve desempenho pior do que o da Rússia, e por dois principais motivos: a Rússia tem sua economia baseada no petróleo e o Brasil foi salvo pelo mercado interno.

Para 2010, a Rússia é o único país que crescerá menos do que o Brasil, este com crescimento previsto de 5,5% e aquele com 3,9% de crescimento do PIB. Os dois crescerão bem menos do que os outros países emergentes e em desenvolvimento que terão evolução de 6,3% do PIB.

Para 2011, o cenário é de crescimento menor, sendo que o Brasil ficará na lanterninha, crescerá somente 4,1%, menor do que a Rússia, a qual crescerá 4,5% e do que os países emergentes e em desenvolvimento que crescerão 6,5%.

Devido ás medidas anti-recessão muitos países estão com a economia muito aquecida, e a China já tomou medidas para conter o superaquecimento, principalmente a do mercado imobiliário, que tem apresentado valorização muito acima da média histórica.

O cenário nos países desenvolvidos e em desenvolvimento é o crescimento rápido e os juros altos, e isso tem atraído grandes volumes de capital, e essa situação traz 3 questões para lidar com todo esse capital que entra no país:
  • Qual é o melhor meio de acomodar todo esse dinheiro?
  • Qual a valorização cambial que deve ser buscada?
  • Como usar as ferramentas de política econômica para evitar excessos e manter a expansão econômica?
O FMI sugeriu as seguintes ações para os países emergentes e em desenvolvimento:
  • Estimular o consumo, dando menor ênfase à exportação e importando mais dos países avançados;
  • Valorizar o câmbio e reduzir as exportações líquidas.
Para a China, o FMI falou sobre as seguintes orientações:
  • Mudar suas exportações para o mercado interno;
  • Reduzir a poupança;
  • Valorizar a moeda. 
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 22 de abril de 2010 do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “FMI vê risco em ‘aquecimento’ no País.” e “Países ricos vão crescer 2,3% este ano, diz FMI.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário