sábado, 10 de abril de 2010

Inflação do primeiro trimestre de 2010 é de 2,06%.

Os preços dos alimentos foram os principais responsáveis pela alta da inflação em março, que foi de 0,52%. A alta de preços dos alimentos foi provocada por fatores climáticos, como o excesso de calor e de chuvas.

A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos diz que a inflação está generalizada na categoria alimentos, que teve inflação de 1,55% em março, ante 0,96% em fevereiro.

A categoria alimentos subiu 3,69% nesse primeiro trimestre, enquanto que no ano passado inteiro, ela teve aumento de 3,18%.

Alimentos em março contribuíram com 0,35 ponto percentual para a inflação, participando com 70% da taxa total de 0,52% do IPCA de março.



Em minha opinião, o Banco Central errou em não ter aumentado a Selic na reunião de março, já que a inflação acelerou nesse primeiro trimestre e a alta que poderá ser dada a Selic na próxima reunião do COPOM poderá ser mais agressiva, podendo chegar a 1%.

Ficou uma dúvida sobre a reunião de março do COPOM. Se a inflação já estava dando sinais de alta e a ata sinalizava e defendia a alta da Selic, por que o Banco Central não aumentou a taxa de juros básico da economia?

Será que houve algum motivo político que superou os fatores técnicos nos quais o Banco se baseia para modificar a Selic?

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 9 de abril de 2010 do caderno de Economia&Negócios, com o título: “Inflação trimestral é a maior desde 2003.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário