Em uma pesquisa da TNS sobre comportamento de compra na internet, com pessoas de 16 a 35 anos das 6 capitais brasileiras, foi descoberto que mais da metade das pessoas comparam, buscam informações, comentam e escrevem sobre produtos.
O destaque é para a comparação de preços, com 92% dessa amostragem, que pesquisa preços pela internet antes de ir às compras. Ainda há a necessidade de contato físico para a compra.
O processo de compra continua o mesmo:
- Reconhecimento do problema: preciso de um celular novo;
- Busca de informações: pesquisar preços, modelos, forma de pagamentos, lojas etc;
- Avaliação de Alternativas: comparação dos preços, modelos, formas de pagamento, lojas etc;
- Escolha do produto: dentre todas as alternativas, irá escolher o que couber no bolso, o aparelho que tem o designer mais atraente, os aplicativos que lhe são úteis etc;
- Compra.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 14 de abril de 2010 do caderno de Economia&Negócios, com o título: "Negócios Virtuais.".
SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 5° edição. São Paulo: Artmed, 2002. 446 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário