quarta-feira, 14 de abril de 2010

Negócios Virtuais

Em uma pesquisa da TNS sobre comportamento de compra na internet, com pessoas de 16 a 35 anos das 6 capitais brasileiras, foi descoberto que mais da metade das pessoas comparam, buscam informações, comentam e escrevem sobre produtos.

O destaque é para a comparação de preços, com 92% dessa amostragem, que pesquisa preços pela internet antes de ir às compras. Ainda há a necessidade de contato físico para a compra.

O processo de compra continua o mesmo:
  1. Reconhecimento do problema: preciso de um celular novo;
  2. Busca de informações: pesquisar preços, modelos, forma de pagamentos, lojas etc;
  3. Avaliação de Alternativas: comparação dos preços, modelos, formas de pagamento, lojas etc;
  4. Escolha do produto: dentre todas as alternativas, irá escolher o que couber no bolso, o aparelho que tem o designer mais atraente, os aplicativos que lhe são úteis etc;
  5. Compra. 
Dentro desse processo, o que mudou foi somente a forma de pesquisar, que antes era utilizando a sola do pé, e agora, os passos 1 a 5 podem ser feitos pela Web, ou de acordo com a pesquisa, no mínimo os passos 1 (92%) e 2 (76%) são feitos pela internet.


Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 14 de abril de 2010 do caderno de Economia&Negócios, com o título: "Negócios Virtuais.".
SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 5° edição. São Paulo: Artmed, 2002. 446 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário