quinta-feira, 8 de abril de 2010

Redes sociais, um terreno ainda desconhecido das empresas.

Em uma pesquisa qualitativa da Fundamento Comunicação com 50 executivos de 31 empresas de grande porte da lista de Maiores e Melhores da Exame, foi descoberto que mais da metade não usa das redes sociais para se aproximar dos clientes na web.

Motivos para o não uso das redes sociais:
  1. Receio de se expor;
  2. Ausência de estratégia de comunicação;
  3. Falta de estrutura interna.
As redes que são utilizadas pelas empresas são:
  • Twitter – 24%;
  • Orkut – 22%.
As empresas reconhecem que estão perdendo oportunidades, mas pelo menos elas têm a noção de que para interagir nas redes sociais são necessários:
  • Planejamento baseado no público-alvo;
  • Planejamento baseado no produto;
  • Estrutura;
  • Pesquisa sobre o comportamento de compra na internet do público-alvo. 
Atualmente há 66 milhões de usuários da internet e 29 milhões utilizam das 10 maiores redes sociais no Brasil, este segundo dados de fevereiro do Ibope Nielsen Online.

As empresas que já utilizam das redes sociais no Brasil são:
  • Votorantim;
  • Pão de Açúcar;
  • Casas Bahia;
  • Nextel;
  • Entre outras. 
Notícia do jornal O Estado de São Paulo do dia 5 de abril de 2010 do caderno de Negócios, com o título: “Empresas desconhecem as redes sociais.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário