Em uma pesquisa qualitativa da Fundamento Comunicação com 50 executivos de 31 empresas de grande porte da lista de Maiores e Melhores da Exame, foi descoberto que mais da metade não usa das redes sociais para se aproximar dos clientes na web.
Motivos para o não uso das redes sociais:
- Receio de se expor;
- Ausência de estratégia de comunicação;
- Falta de estrutura interna.
As redes que são utilizadas pelas empresas são:
- Twitter – 24%;
- Orkut – 22%.
As empresas reconhecem que estão perdendo oportunidades, mas pelo menos elas têm a noção de que para interagir nas redes sociais são necessários:
- Planejamento baseado no público-alvo;
- Planejamento baseado no produto;
- Estrutura;
- Pesquisa sobre o comportamento de compra na internet do público-alvo.
Atualmente há 66 milhões de usuários da internet e 29 milhões utilizam das 10 maiores redes sociais no Brasil, este segundo dados de fevereiro do Ibope Nielsen Online.
As empresas que já utilizam das redes sociais no Brasil são:
- Votorantim;
- Pão de Açúcar;
- Casas Bahia;
- Nextel;
- Entre outras.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo do dia 5 de abril de 2010 do caderno de Negócios, com o título: “Empresas desconhecem as redes sociais.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário