A tendência de diminuição do tamanho das lojas é clara quando se avalia as 3 maiores redes do Brasil, Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, as quais diminuíram 6,4% o tamanho médio das lojas quando consideradas todas as lojas de cada grupo.
Fatores que explicam a tendência de diminuir o tamanho das lojas segundo o coordenador da pesquisa da revista Supermercado Moderno, Valdir Orsetti:
- Ascensão social das classes de menor poder aquisitivo que agora tem mais crédito e renda. Deste modo as pessoas querem fazer compras perto de casa e gastar o tempo livre para o lazer;
- A estabilidade da moeda leva as pessoas a fazerem compras menores e a irem ao supermercado mais vezes por mês, o que é diferente da década de 80 e início dos anos 90, época de inflação galopante e os preços mudavam diariamente;
- O envelhecimento da população brasileira é outro fator, já que por razões físicas, os consumidores têm menor disposição de percorrer grandes lojas e acabam optando por lojas menores e próximas às suas residências.
As lojas de atacarejo e de vizinhança estão em maior número na região sudeste, com 49% e 60% de concentração, respectivamente.
Duas explicações para a região norte e nordeste apresentar 37% das lojas de vizinhança é a renda menor, impossibilitando os consumidores fazerem compras em grande quantidade, e também à distância para chegar aos grandes centros.
De acordo com Valdir Orsetti, da revista Supermercado Moderno há dois impactos dessa mudança de comportamento:
- As grandes indústrias vão ter que negociar com um maior número de compradores que irão comprar menores lotes;
- A logística sofrerá modificações já que entregar em lojas grandes ou até mesmo nos centros de distribuição das grandes redes é diferente de entregar para lojas pequenas, sem estoques grandes e com menores e menos gôndolas.
Só para lembrar e informar:
O Varejo de alimentos cresceu 8,4% em 2009, chegando a R$ 181,2 bilhões, enquanto o PIB do Brasil caiu -0,2%, o que demonstra o grande potencial de crescimento desse varejo.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 23 de abril de 2010 do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Supermercados começam a ‘encolher’ no País.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário