domingo, 25 de abril de 2010

Países Avançados - World Economic Outlook – Previsões para 2010 e 2011.

PIB dos países avançados segundo as projeções do FMI.

Em 2010 haverá retomada do crescimento dos países avançados e do mundo, este com 4,2% e aquele com 2,8%, depois das quedas de 3,2% dos países avançados e 0,6% do mundo, no ano passado (2009).

Os países avançados, em 2009, caíram mais do que o mundo, com destaque para o Japão com -5,2% e para a França com queda de somente 2,2%, muito menor do que a queda de 3,2% dos desenvolvidos.

Em 2010 somente os EUA crescerão mais do que os países avançados, com taxas de 3,1%, sendo que os países avançados crescerão 2,8%.

Em 2011 o Reino Unido se juntará aos EUA como únicos países que crescerão acima dos países avançados, estes terão crescimento de 2,4%, e o Reino Unido e os EUA terão um PIB que crescerá 2,5% e 2,6%, respectivamente.

Segundo o FMI os países desenvolvidos terão que:
  • Reduzir os estímulos e assim colocar as contas em dia;
  • Desvalorizar suas moedas para aumentar as exportações líquidas.
Esses ajustes são necessários para manter o crescimento nos países desenvolvidos e o forte crescimento nas economias no resto do mundo.

Pelos dados econômicos da AL, BRIC, Brasil, Países em desenvolvimentos e emergentes e dos Países Avançados, é claro que o crescimento mundial está sendo sustentado pelos países emergentes e em desenvolvimento.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 22 de abril de 2010 do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “FMI vê risco em ‘aquecimento’ no País.” e “Países ricos vão crescer 2,3% este ano, diz FMI.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário