Elo é a nova marca de cartão de crédito e débito e 100% nacional, e já nasceu grande. A Elo já tem um patrimônio estimado de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões.
Metas da Elo
- Chegar ao mercado em 6 meses, portanto entre outubro (mês das crianças) e dezembro (mês de compras de final de ano);
- Em 5 anos ter 15% de market share, o que representaria hoje movimentar R$ 66,6 bilhões ou ter 84,75 milhões de cartões.
- Expandir entre os não correntistas, portanto os correntistas de ambos os bancos podem ficar tranqüilos, pois não serão incomodados com ligações oferecendo o cartão Elo;
- Os donos da Elo vão fazer parcerias com empresas de outros segmentos, focando no varejo. O Banco Panamericano está com um cartão do tipo híbrido e focado no varejo de alimentos (supermercados, hipermercados, atacarejo e lojas de vizinhança), e este cartão terá a marca do banco, do supermercado e poderá ter as marcas Visa ou Mastercard;
- O foco principal dos cartões Elo será os cartões private label.
- Visa;
- Mastercard;
- American Express.
- Bradesco: 50,01%;
- Banco do Brasil: 49,99%.
- 565 milhões de cartões;
- R$ 444 bilhões é o movimento anual dos cartões.
- 11% de crescimento para este ano;
- Banco do Brasil e Bradesco têm cada um 20% do mercado de cartões, aproximadamente.
- R$ 553 bilhões devem ser movimentados este ano, um crescimento de 24,5% sobre 2009;
- 605 milhões de cartões deve ser o número atingindo neste ano, um crescimento de 7,08%, em relação ao ano passado.
- O mercado de cartões no Brasil é o que mais cresce no mundo, com taxas anuais de 20% há mais de 10 anos;
- O mercado brasileiro ainda tem um grande potencial devido a:
- Crescimento do setor para o interior do País;
- Crescimento do setor para novos segmentos, como saúde e educação.
- Caixa Econômica Federal já chegou a anunciar intenção de criar uma bandeira;
- A Tecban, administradora das redes de caixas eletrônicos Banco24Horas, também é apontada como uma participante desse mercado, já que tem a bandeira de débito Cheque Eletrônico e pode reativar a marca.
- O BACEN divulgou no final do ano passado documento estabelecendo diretrizes para o setor de cartões;
- Criação de uma bandeira nacional;
- Compartilhamento de máquinas de leitura (POS);
- Fim da exclusividade no credenciamento de estabelecimentos comerciais.
- No dia 1° de julho, acabará a exclusividade da Cielo para processar as compras com cartões de crédito da bandeira Visa;
- Em 2009 a Redecard deixou de ter exclusividade para processar os cartões da Mastercard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário