sexta-feira, 30 de abril de 2010

Novo player no auspicioso mercado de cartões de crédito e débito

Banco do Brasil e Bradesco se uniram e criaram uma bandeira de cartão de crédito e débito 100% nacional.

Elo é a nova marca de cartão de crédito e débito e 100% nacional, e já nasceu grande. A Elo já tem um patrimônio estimado de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões.

Metas da Elo
  • Chegar ao mercado em 6 meses, portanto entre outubro (mês das crianças) e dezembro (mês de compras de final de ano);
  • Em 5 anos ter 15% de market share, o que representaria hoje movimentar R$ 66,6 bilhões ou ter 84,75 milhões de cartões.
Estratégias
  • Expandir entre os não correntistas, portanto os correntistas de ambos os bancos podem ficar tranqüilos, pois não serão incomodados com ligações oferecendo o cartão Elo;
  • Os donos da Elo vão fazer parcerias com empresas de outros segmentos, focando no varejo. O Banco Panamericano está com um cartão do tipo híbrido e focado no varejo de alimentos (supermercados, hipermercados, atacarejo e lojas de vizinhança), e este cartão terá a marca do banco, do supermercado e poderá ter as marcas Visa ou Mastercard;
  • O foco principal dos cartões Elo será os cartões private label.
Concorrentes diretos da Elo
  • Visa;
  • Mastercard;
  • American Express.
Parceira Bradesco e Banco do Brasil
  • Bradesco: 50,01%;
  • Banco do Brasil: 49,99%.
Tamanho do mercado de cartões
  • 565 milhões de cartões;
  • R$ 444 bilhões é o movimento anual dos cartões.
Estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS)
  • 11% de crescimento para este ano;
  • Banco do Brasil e Bradesco têm cada um 20% do mercado de cartões, aproximadamente.
Estimativa do consultor Boanerges Ramos Freire
  • R$ 553 bilhões devem ser movimentados este ano, um crescimento de 24,5% sobre 2009;
  • 605 milhões de cartões deve ser o número atingindo neste ano, um crescimento de 7,08%, em relação ao ano passado.
Expansão do mercado de cartões no Brasil
  • O mercado de cartões no Brasil é o que mais cresce no mundo, com taxas anuais de 20% há mais de 10 anos; 
  • O mercado brasileiro ainda tem um grande potencial devido a:
    • Crescimento do setor para o interior do País;
    • Crescimento do setor para novos segmentos, como saúde e educação.
Futuros e prováveis novos players
  • Caixa Econômica Federal já chegou a anunciar intenção de criar uma bandeira;
  • A Tecban, administradora das redes de caixas eletrônicos Banco24Horas, também é apontada como uma participante desse mercado, já que tem a bandeira de débito Cheque Eletrônico e pode reativar a marca.
Regulamentação do Banco Central do Brasil, com o objetivo de aumentar a concorrência do setor de cartões
  • O BACEN divulgou no final do ano passado documento estabelecendo diretrizes para o setor de cartões;
    • Criação de uma bandeira nacional;
    • Compartilhamento de máquinas de leitura (POS);
    • Fim da exclusividade no credenciamento de estabelecimentos comerciais.
Exclusividade acabará em julho
  • No dia 1° de julho, acabará a exclusividade da Cielo para processar as compras com cartões de crédito da bandeira Visa;
  • Em 2009 a Redecard deixou de ter exclusividade para processar os cartões da Mastercard. 
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 28 de abril de 2010 do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “BB e Bradesco criam cartão ‘brasileiro’.” e “Criação de bandeira local era ‘inevitável’, dizem especialistas.”.

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