sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tendência do mercado de bens de consumo: 2ª Marca

Tendência
A cada dia a estratégia das indústrias de lançar uma segunda marca, mais popular com preços menores, do mesmo produto vem ganhando mais adeptos.
É crescente o número de empresas donas de marcas tradicionais que decidiram apostar numa outra marca para conquistar a NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA, que ascendeu das CAMADAS D e E, para a CLASSE C.
Objetivo principal para ter uma 2ª Marca
Atender a NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA, que ascendeu das CAMADAS D e E, para a CLASSE C, sem arranhar a imagem da marca tradicional.
Causa: O que está desencadeando essa tendência?
    1. Ascensão das CLASSES D e E, para a CAMADA C, chamada de NOVA CLASSE MÉDIA ou CONSUMIDORES EMERGENTES;
    2. Lacuna  no mercado de lojas e produtos voltados para as necessidades da NOVA CLASSE MÉDIA;
    3. Redução dos custos para obter informações e comparar preços, o que tem forçado a redução de preço e assim reduzido as margens;
    4. O consumidor está se diversificando.
Motivos para ter no portfólio uma 2ª Marca
    1. Conquistar a NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA, composta pelas famílias com RENDA MENSAL DE R$ 1,3 MIL, que representam MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO DO PAÍS;
    2. A segunda marca é uma alternativa para ampliar as vendas / ganhar volume de vendas;
    3. O dinheiro está mudando de mãos;
    4. Ganhar escala de produção, tornando mais rentável o uso da capacidade de produção de fábricas,;
    5. Aproveitar a estrutura de distribuição dos produtos;
    6. Otimizar algumas despesas;
    7. É uma estratégia de ocupação de espaço;
    8. Blindar o mercado da entrada de novos concorrentes.
Exemplos de empresas que lançaram a pouco tempo uma 2ª Marca
Kopenhagem
Renata Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, que é o dono da Kopenhagem, fabricante de chocolates, voltada para a classe A,  fundada em 1928, lançou em janeiro de 2009 a primeira loja da Brasil Cacau, voltada para as classes B e C.
Marca
Brasil Cacau.
Preço
30% a 50% mais baratos em relação aos da Kopenhagem.
Número de Lojas
Atualmente são 80 lojas.
Praça
Ruas de grande fluxo de pedestres e bairros caracterizados como de CLASSE C.
Faturamento
Está previsto que a Brasil Cacau irá faturar, neste ano, quase R$ 21,4 milhões, o que é menos de 10% do faturamento total que deverá ser de R$ 214 milhões.
Em 2013, Renata prevê que a nova marca representará metade da receita do grupo.
Lorenzetti
A centenária Lorenzetti, fabricante de torneiras, válvulas sanitárias, assentos sanitários e acessórios de banheiro, voltada para as CLASSES A e B criou a marca Fortti.
Marca
Fortti, que já tem mais de 40 produtos.
Preço
A torneira de plástico tem preço 20% menor do que uma torneira em latão da marca Lorenzetti.
Claudina
Claudina é uma fabricante de sapatos femininos de luxo, há mais de 40 anos, com preços que variam de R$ 280 a R$ 500, lançou em fevereiro deste ano a marca Vitória Ometto.
Marca
Vitória Ometto.
Preço
Os sapatos Vitória Ometto têm preços que variam em torno de R$ 90.
Praça
Lojas multimarcas.
Meta
A meta é que até o verão a produção da nova marca represente 60% da produção total de 2.000 pares por dia.
O Boticário
No mercado desde o final da década de 70, atuando no mercado de cosméticos voltados para a classe B e com mais de 600 produtos no portfólio e trabalha por meio de franquias.
Produto
Maquiagem.
Marca
Intense, com 69 produtos sob essa nova marca guarda-chuva.
Preço
Um batom da marca Intense é vendido por R$ 9,90, enquanto o batom da marca O Boticário é vendido por cerca de R$ 22,90.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 20 de junho de 2010, do caderno de Economia, com os títulos: “Empresas apostam em 2ª marca para classe C.”, “É estratégia de ocupação de espaço, diz especialista.”.

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