sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estar onde o consumidor está | Nova estratégia da TIM e velho princípio de MKT

A operadora TIM continua sua busca pelos consumidores das classes C e D, mesmo após uma amarga experiência em 2008.

Agora a operadora de celulares TIM, com a nova estratégia para desenvolver novos canais de venda para os novos consumidores emergentes, está obtendo bons resultados.

Para o marketing é uma velha estratégia disponibilizar os produtos onde estão os consumidores, mas para a provedora de serviços de celular TIM e para muitas outras, essa é uma novidade.

A nova estratégia é chamada de Arrastão pela TIM

Estratégia Arrastão | Desenvolver novos canais de venda para a baixa renda

  • Público-alvo: classes C e D;
  • Produto: linha pré-paga;
  • Produto: planos Infinity-pré, no qual o cliente paga somente R$ 0,25 por ligação, independente de ser local ou interurbano;
  • Objetivos: Aumentar as vendas para esse público e se aproximar desse cliente;
  • Quiosques em:
    • ruas com grande movimento e frequentado pelos consumidores de baixa renda;
    • terminais de ônibus;
    • mercados populares;
    • praças;
    • escolas de samba;
    • rodoviárias.
  • Parceria com os distribuídores;
  • Ações planejadas conforme calendário civil.

Ações e resultados

  1. Quiosques montados nos terminais rodoviários da cidade de São Paulo atualmente são responsáveis por 10% das vendas diárias de linhas pré-pagas de todo o estado de São Paulo;
  2. Ponto de venda da Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, em somente 3 meses de funcionamento já representa 15% das vendas de linhas pré-pagas da capital fluminense;
  3. Na rodoviária da capital mineira, foi instalado quiosque para alvancar as vendas de chips neste período de férias, e as vendas aumentaram em 30%;

Resultados no Nordeste, região que exclui Bahia, Sergipe e Maranhão

  • Em maio, a operadora TIM passou a Oi e voltou a ser líder.
  • Os nordestinos estão utilizando a operadora para falar com os parentes que moram em outros estados.

Resultados gerais

  • Canais desenvolvidos na Estratégia Arrastão somados aos pontos alternativos, como: padarias, lotéricas e bancas de revistas já correspondem à 45% das vendas de novas linhas da TIM.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 28 de julho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “TIM faz ‘arrastão’ na baixa renda.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário