segunda-feira, 5 de julho de 2010

Supermercado flutuante da Nestlé

Lema do Bradesco e agora também da Nestlé
Flutuar para conquistar novos clientes.
Empresa
A Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo.
Faturou R$ 16,5 bilhões em 2009.
Tem 30 fábricas.
Nestlé em busca das classes C, D e E
Lema: Nestlé até você
Ações: Venda porta a porta, no estilo Yakult e Supermercado Flutuante, como o Bradesco.
Objetivo: atingir o público das classes C, D e E.
Com essas ações a empresa pretente entender e ter mais contato com o consumidor de baixa renda.
Estratégias
Produtos diversificados - Regionalização
Canais diversificados – Porta a porta e Supermercado Flutuante
A Nestlé tem desenvolvido medidas voltadas para as classes C, D e E desde 2001.
Ação promocional
A Nestlé inaugurou no dia 17 de junho de 2010, uma quinta-feira, um supermercado flutuante com o intuito de atender as comunidades ribeirinhas da Amazônia.
Serão vendidos somente produtos da multinacional suíça.
Produtos presentes no supermercado flutuante
    • papinha para crianças;
    • sorvetes;
    • ração para cachorro;
    • são cerca de 300 produtos.
Itinerário
O barco todo envelopado com a logomarca da Nestlé saiu do porto de Belém e tem como destino outras 18 cidades do Pará.
O supermercado flutuante fica 1 dia em cada cidade.
O percurso é feito pelo rio Pará.
Investimento
R$ 1 milhão.
Projeção de número de consumidores no supermercado flutuante
800 mil pessoas por mês.
Representatividade da baixa renda no mercado de alimentos
A baixa renda é responsável por 82% do mercado de alimentos no Brasil.
O mercado de alimentos teve faturamento líquido de R$ 291,6 bilhões em 2009, portanto as classes C, D e E representa R$ 239,1 bilhões.
Projeto sociais da Nestlé
A Nestlé investe cerca de R$ 40 milhões.
Porta a porta
Teve início em 2006 por meio de um projeto de inclusão social e de geração de renda.
A Neslté seleciona  as vendedoras em regiões carentes, capacita essas pessoas e faz com que elas ajudem a empresa chegar até esse público.
Projeção de Investimento da filial brasileira da Nestlé para 2010
R$ 1 bilhão.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 18 de junho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Nestlé monta supermercado flutuante.”

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