domingo, 11 de julho de 2010

LVMH e suas estratégias no Brasil

O grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton está investindo mais no Brasil, de olho no que hoje é o terceiro maior mercado de perfumaria e cosméticos do mundo, atrás dos Estados Unidos e do Japão, respectivamente, primeiro e segundo lugar no ranking mundial de faturamento desse setor.

Oportunidade                                                                                                                                            

O Brasil é o terceiro maior mercado de perfumaria e cosméticos do mundo, e movimenta anualmente cerca de R$ 20 bilhões.

O mercado de luxo no Brasil tem apresentado crescimento acima das taxas dos países desenvolvidos.

O consumo de produtos premium no país é grande e já mostrou ser sustentável.

América Latina também é um mercado de luxo promissor e tem mostrado consumo premium sustentável.

Força                                                                                                                                                          

O relacionamento antigo, de 10 anos,  da Sack’s (http://almirfb.blogspot.com/2010/05/sacks-uma-das-pioneiras-no-comercio.html%20) a LVMH é uma porta de entrada para o Brasil e para a América Latina.

o grupo de luxo Moët Hennessy Louis Vuitton já está presente no Brasil há muito tempo.

Ameaça                                                                                                                                                      

A carga tributária sobre importação varia de 100% à 150% no Brasil .

Fatores Econômicos Brasileiros                                                                                                              

O país apresenta bons fundamentos macroeconômicos, praticamente consolidados, como estabilidade e economia diversificada.

Estratégias                                                                                                                                                

A LVMH recentemente comprou 70% a Sack’s, maior loja virtual de perfumaria e cosméticos com o objetivo de daqui a 18 meses inaugurar as primeiras lojas da Sephora, controlada da LVMH e a maior rede de cosméticos e perfumaria do mundo.
  • Estima-se que o grupo LVMH tenha pago de R$ 200 milhões a R$ 350 milhões pelos 70% da Sack’s.
  • A Sephora está presente em 23 países e possui 500 pontos de venda.
Outro plano é fabricar aqui no Brasil alguns dos produtos com as marcas que pertencem à Moët Hennessy Louis Vuitton e assim reduzir os preço cobrados para o consumidor final,  já que a carga tributária sobre produtos importados pode variar de 100% à 150%.

A partir do Brasil, a Sephora irá abrir lojas no Chile e Argentina.

Objetivos                                                                                                                                                   
  1. Trazer para o Brasil a Sephora daqui a 18 meses;
  2. As lojas da Sephora serão abertas em shoppings;
  3. Abrir lojas no Chile e Argentina.
Posicionamento                                                                                                                                         

A Sephora tem grande chance de dar certo no Brasil, mas deve entrar com um posicionamento superior, em shoppings de mais alto padrão.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 3 de julho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Louis Vuitton compra a brasileira Sack’s.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário