quarta-feira, 28 de julho de 2010

Highlights da Economia Brasileira, segundo FMI, PNUD e FEA-USP

O Brasil perde participação no PIB Global e ficará com 2,90% do PIB Mundial este ano e o chegará à US$ 10.289 per capita, dados segundo do FMI.
Segundo o economista e professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Simão Davi Silber, o Brasil não é um país pobre, mas de pobres e que apresentou crescimento médio de 3,6% no governo Lula, (2002 – 2009), enquanto o mundo cresceu 3,7%.
Ainda de acordo com o economista e professor Simão Davil Silber, 1/4 da população economicamente ativa ganha 1/2 salário mínimo ou menos.
Participação no PIB Global – Histórico Brasil
Comparativo da participação no PIB Global em 2000
Projeção do FMI para a participação no PIB Mundial em 2010
Histórico do crescimento médio do PIB brasileiro entre as décadas de 80 até o período Lula
Crescimento médio do PIB brasileiro 2003/2009 versus crescimento mundial no mesmo período
PIB per capita Brasil
PIB per capita Brasil, China e Índia em 2008
O Brasil tem o 9º maior PIB do mundo, mas é o 73º no ranking do PIB per capita.
O PNUD informou que o Brasil é o 3º país mais desigual do planeta, melhor apenas do que Bolívia, Madagascar, Camarões, Tailândia, África do Sul e Haiti. Muitos destes países sem nenhuma posição economicamente relevante, principalmente quando se comparado ao papel do Brasil atualmente.
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 26 de julho de 2010, do caderno e Economia, com os títulos: “Brasil perde participação no PIB global.” e “País pode atingir, este ano, PIB per capita histórico.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário