Os dados são do último reltário da IHRSA Association (International Health, Racquer & Sportclub), entidade internacional do setor.
Fatores Externos
Macroeconômicos e Socioculturais
- aumento da renda da população;
- disseminação do estilo de vida saudável;
- Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014;
- Brasil como sede das Olímpiadas de 2016;
- E pasmem, o crescimentno do setor fitness foi impulsionada pela Classe Emergente (Classes C e D).
Os P’s de Marketing
Público-alvo
- Classes C e D.
- Nos próximos 10 anos o Brasil será o grande país na área de atividade física, saúde e bem-estar;
- O segmento que vai crescer mais é as academias de baixo custo;
- A ascensão das classes da base da pirâmide vão impulsionar ainda mais o crescimento do setor de fitness.
- SmartFit, lançada em agosto de 2009;
- A!BodyTech, rede de academias voltada para a classe A, está se preparando para atender as classes B e C;
- Dany, com 5 unidades na Zona Leste.
- Os preços das mensalidades variam de R$ 50 a R$ 75.
- Menor número de serviços
- Musculação
- Poucas aulas, só aulas básicas, como spinning, step, jump, dança, natação, pilates.
SmartFit
- Produto: oferece um número restrito de atividades;
- Preços: preços baixos.
- Necessidade dos novos consumidores: esses consumidores querem fazer musculação e esteira e não precisam de grandes estruturas e inúmeras aulas de inúmeros tipos diferentes de ginástica.
- Marca: A!BodyTech, rede de academias voltada para a classe A, irá utilizar a marca Fórmula, de São Paulo, para atender as classes B e C; http://almirfb.blogspot.com/2010/07/tendencia-do-mercado-de-bens-de-consumo.html
- Produto: serviços simplificados – atividades cardiovascular, musculação e poucas aulas coletivas, como o spinning;
- Modelo de Negócios: Desenvolverá o modelo de negócios de franquias.
- Presente na Zona Leste;
- 5 unidades;
- Média de 900 alunos por academia;
- Mensalidade de R$ 79;
- Os alunos podem frequentar todos os dias e tem o direito de fazer musculação, pilates e natação.
- Em setembro, a IHRSA Fitness Brasil (feira de negócios Fitness) espera 15 expositores estrangeiros que virão ao país pela primeira vez;
- Rio Sports Show, também feira de negócios correlacionado à atividades físicas, apresenta os seguintes números:
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 25 de julho de 2010, do caderno de Economia, com os títulos: “Brasil só perde para EUA em número de academias.” e “Na periferia, musculação por R$ 50.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário