terça-feira, 5 de outubro de 2010

Classe D

O que é a Classe D?
  1. Poder de Consumo para 2010: R$ 381,2 bilhões;
  2. Possui renda entre R$ 800 e R$ 1.020;
  3. 46% das famílias conseguem poupar alguma quantia;
  4. 72% das famílias sonham em adquirir a casa própria;
  5. Normalmente moram em regiões afastadas do centro da cidade e nestes locais a ocorrência de violência é numerosa;
  6. 29% das vendas de celulares são feitas para essa classe;
  7. Gastam 15% da renda com alimentação.
Gráfico | Objetos de Desejo


Análise sobre o Sonho da Casa Própria

Segundo Cláudio Borges, diretor de crédito imobiliário do Bradesco, um imóvel para pessoas de baixa renda deve custar no máximo R$ 50 mil, e o banco disponibiliza financiamento com parcelas mínima de R$ 200, para imóveis no valor de R$ 45 mil, com prazo de 30 anos.

Ainda segundo o diretor do Bradesco, a base da pirâmide só tem acesso à crédito de baixo valor, que são tomados para adquirir:
  • Computador;
  • Moto;
  • Carro;
  • Viagens.
Houve um pequeno acréscimo ao acesso ao crédito imobiliário, com o programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida, e liderada pela Caixa Econômica Federal, que tem atendido a população com renda de até R$ 1.395.

Gráfico | Residências Financiadas pela CEF


Obstáculos para a Classe D adquirir Imóvel
  1. Salário insuficiente;
  2. Falta linhas de financiamento com valores baixos que caibam no bolso;
  3. Regulamentação dos imóveis;
    • Na periferia, grande parte das residências de preço baixo não possuem os documentos necessários para o financiamento.
Gráfico | Déficit Habitacional


Gráfico | Investimento


Gráfico | Ranking de Poder de Consumo


Esse gráfico foi feito com dados complementares da notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 2 de agosto de 2010, do caderno de economia, com os títulos: “Classe D já supera B em poder de consumo.”

Comportamento de Consumo da Baixa Renda

Por morar em lugares distantes e mais violentos, a baixa renda impossibilitada de fazer passeios mais longos, acaba por ampliar as possibilidades de lazer dentro de casa e adquire:
  • aparelhos de DVD;
  • Vídeo-games;
  • Computadores.
O que muitas empresas tem feito?

Segmento de Bebidas

A Coca-cola aumentou o tamanho da embalagem para 3 litros e a fez retornável, assim, o preço baixou e dá para o consumo de famílias mais numerosas, como as de baixa renda ou ainda, podem ser consumidas em eventos famíliares.

Segmento de Alimentos

A Nestlé criou o projeto: “Nestlé Até Você” e aliou atingir a baixa renda com a responsabilidade social, dando possibilidade de aumentar a renda desse estrato social.
  • São kits com 40 itens;
  • Bairros da periferia;
  • 7.000 revendedores recrutados na comunidade;
  • 200 mil lares são visitados;
  • As visitas são quinzenais.
Segmento do Varejo

O Pão de Açúcar desenvolveu produtos de marca própria,. Eles tem preços mais baixos e boa qualidade, e assim já conseguiu 43% de penetração nas Classes C e D, com um portfólio com 1,2 mil produtos.

De acordo com Luciana Carneiro, do grupo Pão de Açúcar, existem dois obstáculos:
  1. Falta de conhecimento do produto;
  2. A pessoa de baixa renda tem que acertar a compra, não pode arriscar, devido ao baixo poder de gasto que essas famílias têm.
Segmento de Serviços

A Porto Seguro desenvolveu um seguro chamado “Vida Mais Simples”, que custa somente R$ 4 ao mês e também recrutou e treinou pessoas das comunidades. A primeira experiência está sendo feita na favela de Paraisópolis.

Mais informações no post: http://almirfb.blogspot.com/2010/08/classe-d-e-bola-da-vez.html

Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 3 de outubro de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “Classe D já sonha com a casa própria” e “Empresas criam estratégias para a baixa renda”.

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