- Poder de Consumo para 2010: R$ 381,2 bilhões;
- Possui renda entre R$ 800 e R$ 1.020;
- 46% das famílias conseguem poupar alguma quantia;
- 72% das famílias sonham em adquirir a casa própria;
- Normalmente moram em regiões afastadas do centro da cidade e nestes locais a ocorrência de violência é numerosa;
- 29% das vendas de celulares são feitas para essa classe;
- Gastam 15% da renda com alimentação.
Segundo Cláudio Borges, diretor de crédito imobiliário do Bradesco, um imóvel para pessoas de baixa renda deve custar no máximo R$ 50 mil, e o banco disponibiliza financiamento com parcelas mínima de R$ 200, para imóveis no valor de R$ 45 mil, com prazo de 30 anos.
Ainda segundo o diretor do Bradesco, a base da pirâmide só tem acesso à crédito de baixo valor, que são tomados para adquirir:
- Computador;
- Moto;
- Carro;
- Viagens.
Gráfico | Residências Financiadas pela CEF
- Salário insuficiente;
- Falta linhas de financiamento com valores baixos que caibam no bolso;
- Regulamentação dos imóveis;
- Na periferia, grande parte das residências de preço baixo não possuem os documentos necessários para o financiamento.
Esse gráfico foi feito com dados complementares da notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo de 2 de agosto de 2010, do caderno de economia, com os títulos: “Classe D já supera B em poder de consumo.”
Comportamento de Consumo da Baixa Renda
Por morar em lugares distantes e mais violentos, a baixa renda impossibilitada de fazer passeios mais longos, acaba por ampliar as possibilidades de lazer dentro de casa e adquire:
- aparelhos de DVD;
- Vídeo-games;
- Computadores.
Segmento de Bebidas
A Coca-cola aumentou o tamanho da embalagem para 3 litros e a fez retornável, assim, o preço baixou e dá para o consumo de famílias mais numerosas, como as de baixa renda ou ainda, podem ser consumidas em eventos famíliares.
Segmento de Alimentos
A Nestlé criou o projeto: “Nestlé Até Você” e aliou atingir a baixa renda com a responsabilidade social, dando possibilidade de aumentar a renda desse estrato social.
- São kits com 40 itens;
- Bairros da periferia;
- 7.000 revendedores recrutados na comunidade;
- 200 mil lares são visitados;
- As visitas são quinzenais.
O Pão de Açúcar desenvolveu produtos de marca própria,. Eles tem preços mais baixos e boa qualidade, e assim já conseguiu 43% de penetração nas Classes C e D, com um portfólio com 1,2 mil produtos.
De acordo com Luciana Carneiro, do grupo Pão de Açúcar, existem dois obstáculos:
- Falta de conhecimento do produto;
- A pessoa de baixa renda tem que acertar a compra, não pode arriscar, devido ao baixo poder de gasto que essas famílias têm.
A Porto Seguro desenvolveu um seguro chamado “Vida Mais Simples”, que custa somente R$ 4 ao mês e também recrutou e treinou pessoas das comunidades. A primeira experiência está sendo feita na favela de Paraisópolis.
Mais informações no post: http://almirfb.blogspot.com/2010/08/classe-d-e-bola-da-vez.html
Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 3 de outubro de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com os títulos: “Classe D já sonha com a casa própria” e “Empresas criam estratégias para a baixa renda”.
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