sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os Adolescentes | Perfil, Comportamento e Gastos

Os adolescentes brasileiros pretendem aumentar seus gastos em 50%, em relação ao ano passado, nos próximos 12 meses, segundo pesquisa da TNS Research International.

1. A Pesquisa
  • A pesquisa foi feita pela TNS Research International;
  • Foram entrevistadas pessoas na faixa etária de 12 anos e 19 anos;
  • Foi feita em dezembro/09;
  • Foram entrevistados 1,5 mil adolescentes;
  • Os adolescentes pertenciam às Classes A, B, C e D;
  • A pesquisa contemplou 9 regiões metropolitanas e as principais cidades do interior.
2. Perfil dos adolescentes brasileiros
  • Um pouco mais da metade vive com os pais e estudam;
  • Nas classes mais abastadas, leia-se classes A e B, 2/3 vivem e moram com os pais;
  • Os brasileiros demoram mais tempo para sair de casa do que os americanos;
  • Gastam em média R$ 50 por semana, o que dá R$ 200 por mês;
  • 1/3 desses adolescentes desejam ter cartão de crédito;
  • Mais de 30% sonha em abrir uma conta corrente;
  • Tanto meninas quanto meninos gastam boa parte da mesada com serviços e produtos ligados à aparência;
  • Quase a totalidade dos adolescentes têm celular e o usa para mandar mensagens, ouvir músicas, fotografar, e é claro, para conversar;
  • 2/3 desses adolescentes não poupam nenhum centavo;
  • Apesar de serem novos e terem nascidos na era da internet, somente 1/3 compra pela internet;
  • Mudanças à vista: segundo Jorge Kodja, diretor comercial da TNS, a tendência é que essa situação de dependência de mesada, que os adolescentes têm, diminua com a entrada deles no mercado de trabalho, o qual hoje em dia está tendo dificuldades para preencher vagas.
3. Gráfico | Perfil dos adolescentes


4. Gráfico do % de adolescentes na população brasileira em 2009


5. Comportamento de Compra
  • Tecnologia e Aparência são os queridinhos entre os adolescentes brasileiros;
  • Meninas e meninos gastam praticamente a mesma quantia em serviços e produtos ligados à aparência;
  • Compra pela internet ainda não é feita pela maioria dos adolescentes, dos quais, somente 1/3 usa a net para comprar.
6. Gráfico | Comportamento de Compra - Gastos com Aparência


7. Gastos Mensais dos Adolescentes em 2009

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 8 de outubro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Adolescente planeja gastar 50% a mais nos próximos 12 meses”

Nenhum comentário:

Postar um comentário