segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Estratégias da Santher para melhorar sua margem de lucro

1. A empresa
  • Santher;
  • Atua no segmento de produtos absorventes de higiene e limpeza;
  • Líder no Brasil em vendas de papel higiênico, da marca Personal, de folha simples;
  • O público alvo é a Classe C, a chamada Nova Classe Média.
2. Alguns números
  • Em 2009, o lucro líquido foi de R$ 16,1 milhões;
Gráfico | Receita Líquida


3. Portfólio
  • Papel Higiênico;
  • Fraldas;
  • Guardanapos;
  • Lenços;
  • Absorventes.
4. Estratégias
  • Lançar novos produtos e mais sofisticados;
  • Entrar no Varejo Online;
  • Trocar lideranças.
5. Objetivos
  • Melhorar margens de lucro;
  • Ganhar mais com a Classe C;
  • Fidelizar os consumidores;
  • Entender melhor os hábitos de compra dos consumidores;
  • Estreitar o relacionamento com os consumidores;
  • Mudar a cultura da empresa, dando mais agressividade.
6.  Por quê?
  • Para aumentar as margens em segmentos de produtos em que as vendas pouco variam;
  • Mudança de cultura se dá com a liderança dos altos executivos, isto é: vem de cima;
  • Para estimular o consumidor a migrar para produtos mais sofisticados;
  • A nova classe média já anseia por produtos mais sofisticados, que tenham mais qualidade.

7.  Novos Produtos e Mais Sofisticados

Gráfico de Preços | Papel Higiênico


Gráfico de Preços | Papel Toalha


8. Presença na Internet
  • A Santher irá vender a linha de fraldas Personal Baby pela internet e assim entender melhor os hábitos de compra dos consumidores, aprimorar o relacionamento e fidelizá-los.
  • Serviços inovadores do site:
    • Fraldômetro: o consumidor irá digitar as medidas do bebê e assim descobrirá o tamanho mais adequado do produto;
    • Assinatura: receber em casa uma quantidade pré-determinada de fraldas por semana.
  • Um outro objetivo é não concorrer com o varejo.
7. O que embasou a entrada da Santher no Varejo Online

Gráfico | Comércio Online no Brasil 2009



  • 17,6 milhões de brasileiros compram pela internet;
  • 51% das pessoas, que usam a rede para comprar, são mulheres;
  • 72% compram pela comodidade e pela conveniência.
8. Market Share


Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 11 de outubro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Santher quer ganhar mais com a classe C”.

4 comentários:

  1. - quem sabe colocar seu portfólio de produtos em sites de e-commerce de varejo?

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  2. Lady, essa é a minha opinião sobre a tua questão.

    A internet ainda é uma criança, mas já existem muitas empresas que estão presente nela, tanto aqui, quanto nos EUA. Amazon, Apple, B2W, temos também os clubes de compras, como BrandsClub. Os grandes varejistas como o GPA (Grupo Pão de Açúcar), Carrefour, Magazine Luiza já entraram na rede. Há muito espaço para tentar, experimentar, criar, é tudo questão de se dispor a entrar.

    Obrigado Lady Ninja pela visita e pela pergunta.

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  3. Ainda nap se vende a Personal Baby pela internet?

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  4. Nany, fui até o site da Santher e não encontrei nenhum link para a compra da Personal Baby.

    Obrigado pela tua visita e pelo comentário.

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