A Pesquisa
- Feita pelo Ibope Mídia;
- Entrevistou 20.000 pessoas;
- Entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010;
- Incluiu as regiões metropolitanas:
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Campinas;
- Curitiba;
- Fortaleza;
- Porto Alegre;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Salvador;
- Interior de São Paulo, do Sul e do Sudeste;
- A amostra da pesquisa retrata a intenção de compra de 32 milhões de pessoas entre 12 e 64 anos, dessas regiões.
- É composta por 100 milhões de brasileiros;
- Mais da metade da população do Brasil pertence a esse estrato social;
- Renda Mensal Familiar entre R$ 600 e R$ 2.099;
- É mais jovem do que as Classes A/B;
- A maioria é afrodescendente;
- Aproximadamente 1/3 das mulheres são as responsáveis pelo sustento da casa;
- Os homens vivem menos do que as mulheres;
- Quase 1/3 das pessoas desse camada social está acima do peso;
- 23% das pessoas da Classe C declararam que falam um segundo idioma.
Comportamento de Compra da Classe C
- Mais da metade não gosta de ter dívidas;
- Menos de 1/3 se declara consumista impulsiva quando vai ao supermercado;
- Mais de 50% das pessoas da Classe C compra em lojas de rua.
Intenção de Compra para os próximos 12 meses
- Quase 2/3 da população da Classe C pretende adquirir produtos de grande valor financeiro;
- 19 milhões de pessoas da Nova Classe Média querem adquirir um imóvel nos próximos 12 meses;
- Aproximadamente 10% da Classe C quer comprar um automóvel.
Projeção para a baixa renda e para a nova classe média
As classes C, D e E vão crescer 8% ao ano até 2013, o dobro das classes mais abastadas, A e B.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo 6 de outubro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Classe C ainda tem ‘caixa’ para consumir” e dado sobre o número da população do Brasil no site Mundo Educação, no link: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/populacao-atual-brasil.htm
Gostei dos gráficos, mais relativamente estou procurando outros dados, por exemplo, o comportamento desses consumidores através dos produtos que utilizam , amis fico grata!
ResponderExcluir