terça-feira, 5 de outubro de 2010

Publicidade em tempos de pouco tempo

De acordo com o estudo feito pela agência Drafftcb, o consumidor está disposto a dedicar, em média, apenas 6,5 segundo a um anúncio.

O estudo foi feito com 2.000 pessoas, sobre o comando de Laurence Boschetto.

Gráfico de tempo dedicado pelo consumidor ao anúncio por meio de comunicação


O estudo também segmentou os perfis de consumidores por faixa etária.

Comportamento por faixa etária e perfil desses consumidores
  • Consumidores jovens entre 18 e 24 anos
    • tomam decisões mais rapidamente sobre o que lhes interessa;
    • eles cresceram em um ambiente multi-tarefas – veem TV, navegam na internet, mandam sms aos amigos, tudo de uma só vez;
  • Consumidores entre 24 e 45 anos e com maior nível de escolaridade
    • são os mais exigentes com as mensagens publicitárias;
    • dedicam menos tempo aos anúncios;
    • estão no auge da vida;
    • estão no auge de consumo;
    • são extremamente seletivo;
    • pouco atenciosos;
    • são muito ocupados;
    • estão passando por mudanças importantes na vida – estão focados na carreira e começando a formar suas famílias.
Principais conclusões, segundo Laurence Boschetto
  1. O consumidor não tem paciência para nada que tome o seu tempo.
  2. Consumidores mais educados são mais propensos a identificar rapidamente se um anúncio é importante.
  3. Há uma correlação alta entre educação e nível de sofisticação do anúncio requerido pelo consumidor.
  4. Consumidores com mais educação exigem mais das mensagens publicitárias.
O que e como fazer para conseguir atrair a atenção do consumidor?
  • É preciso falar com o consumidor de uma forma que realmente importa para ele;
  • É necessário juntar dados e separar as tendências e fatos que importam daqueles que não tem relevância;
  • Faz-se obrigatório descobrir o que pode captar a atenção dos consumidores;
  • As mensagens e os anúncios publicitários têm que ser simples e categóricos.
Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 4 de outubro de 2010, do caderno de Negócios, da coluna de Mídia & Marketing, com os títulos: “Pouco tempo para conquistar o consumidor” e entrevista com Laurence Boschetto com título “Para atrair atenção, publicidade deve ser simples e categórica”.

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