- A Empresa
- Fundada em 1960, por imigrantes japoneses e o nome da empresa deriva das primeiras sílabas do nome do fundador, Yoshizo Kitano, YOKI.
- Os Números
- Faturamento previsto para este ano, R$ 1,1 bilhão;
- Presente em 30 mil pontos de vendas;
- 8 fábricas em 5 Estados;
- 4,1 mil funcionários;
- 1,5 mil pessoas fazem parte da força de vendas (gerentes, promotores e revendedores);
- 95% das vendas são para o mercado interno;
- 70% é a participação de mercado de pipocas de micro-ondas;
- 18% é a participação do Sopão da Kitano.
- A Gestão
- Familiar;
- Boa parte dos cargos de direção da empresa é ocupada por familiares do fundador Yoshizo Kitano.
- O público-alvo
- Classe C
- Os produtos carros-chefes são voltados para a Classe C;
- Gasto mensal previsto das famílias público-alvo: R$ 300,00.
- Os Produtos
- São mais de 600 itens;
- Sopas;
- Molhos prontos;
- Especiarias secas;
- Caldos;
- Bebidas de Sojas;
- Temperos;
- Salgadinhos;
- Chás;
- Sobremesas.
- A Estratégia
- Me2;
- A empresa observa o que as líderes fazem e tenta criar alternativas aos produtos sofisticados das multinacionais e na maioria das vezes, o preço oferecido é menor;
- A comunicação da empresa reflete a opção pela Classe C;
- As gôndolas são coloridas e chamativas;
- Os investimentos em mídia se concentram em merchandising em programas matutinos de culinária apresentados por famosos.
- A Promoção
- A empresa distribuirá 50 vales-compras no valor de R$ 3,6 mil, para os clientes que enviarem cartas com os códigos de barra de produtos da marca Kitano;
- Esse valor corresponde à 1 ano de supermercado. De acordo com os cálculos da empresa, as famílias alvo da promoção gastam mensalmente R$ 300.
- A Pedra no Sapato das Múltis
- PepsiCo
- Yokitos, que tem grande aceitação no interior de São Paulo e tem market share de 6%, está em segundo lugar, atrás somente da PepsiCo, que tem 57% do mercado de salgadinhos.
- Nestlé e Unilever
- Mais Vita, está no segmento de sucos de soja liderado pela marca Ades, da Unilever e disputa o segundo lugar com a marca Sollys, da Nestlé;
- Mais Vita tem 10% de market share.
- Metas para 2010
- Espera-se que o Mais Vita cresça 20%;
- R$ 1,1 bilhão é o faturamento esperado;
- Crescer 15% em faturamento;
- No Nordeste, a empresa projeta crescer 20%.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 20 de setembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “A empresa familiar que é uma pedra no sapato das múltis”
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