terça-feira, 28 de setembro de 2010

Yoki e as multinacionais Nestlé, PepsiCo e Unilever

  1. A Empresa
    • Fundada em 1960, por imigrantes japoneses e o nome da empresa deriva das primeiras sílabas do nome do fundador, Yoshizo Kitano, YOKI.
  2. Os Números
    • Faturamento previsto para este ano, R$ 1,1 bilhão;
    • Presente em 30 mil pontos de vendas;
    • 8 fábricas em 5 Estados;
    • 4,1 mil funcionários;
    • 1,5 mil pessoas fazem parte da força de vendas (gerentes, promotores e revendedores);
    • 95% das vendas são para o mercado interno;
    • 70% é a participação de mercado de pipocas de micro-ondas;
    • 18% é a participação do Sopão da Kitano.
  3. A Gestão
    • Familiar;
    • Boa parte dos cargos de direção da empresa é ocupada por familiares do fundador Yoshizo Kitano.
  4. O público-alvo
    • Classe C
    • Os produtos carros-chefes são voltados para a Classe C;
    • Gasto mensal previsto das famílias público-alvo: R$ 300,00.
  5. Os Produtos
    • São mais de 600 itens;
    • Sopas;
    • Molhos prontos;
    • Especiarias secas;
    • Caldos;
    • Bebidas de Sojas;
    • Temperos;
    • Salgadinhos;
    • Chás;
    • Sobremesas.
  6. A Estratégia
    • Me2;
      • A empresa observa o que as líderes fazem e tenta criar alternativas aos produtos sofisticados das multinacionais e na maioria das vezes, o preço oferecido é menor;
    • A comunicação da empresa reflete a opção pela Classe C;
      • As gôndolas são coloridas e chamativas;
      • Os investimentos em mídia se concentram em merchandising em programas matutinos de culinária apresentados por famosos.
  7. A Promoção
    • A empresa distribuirá 50 vales-compras no valor de R$ 3,6 mil, para os clientes que enviarem cartas com os códigos de barra de produtos da marca Kitano;
    • Esse valor corresponde à 1 ano de supermercado. De acordo com os cálculos da empresa, as famílias alvo da promoção gastam mensalmente R$ 300.
  8. A Pedra no Sapato das Múltis
    • PepsiCo
      • Yokitos, que tem grande aceitação no interior de São Paulo e tem market share de 6%, está em segundo lugar, atrás somente da PepsiCo, que tem 57% do mercado de salgadinhos.
    • Nestlé e Unilever
      • Mais Vita, está no segmento de sucos de soja liderado pela marca Ades, da Unilever e disputa o segundo lugar com a marca Sollys, da Nestlé;
      • Mais Vita tem 10% de market share.
  9. Metas para 2010
    • Espera-se que o Mais Vita cresça 20%;
    • R$ 1,1 bilhão é o faturamento esperado;
    • Crescer 15% em faturamento;
    • No Nordeste, a empresa projeta crescer 20%.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 20 de setembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “A empresa familiar que é uma pedra no sapato das múltis”

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