sábado, 11 de setembro de 2010

Nova Classe Média, novos números, novo status

1. A Pesquisa

Segundo a pesquisa A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres, divulgada no dia 10 de setembro de 2010, pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a classe média já é a metade da população brasileira.

O estudo foi baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2. Números da Classe C e sua definição
  • A pesquisa considerou como Classe C os brasileiros com renda domiciliar total entre R$ 1.126 e R$ 4.854;
  • 94,9 milhões é o número de brasileiros que compõem a Nova Classe Média;
  • Entre 2008 e 2009, 3,1 milhões de brasileiros adentraram a classe C.
3. Poder de Compra


4. População por Classe Social 2009


5. Movimentações na Pirâmide Social em número


6. Movimentações na Pirâmide Social em percentual


7. Índice de Gini


O Índice de Gini mede o nível de concentração de renda da sociedade e quanto mais próximo de 0 (zero) mais igualitária é a sociedade e quanti mais próxima de 1, mais desigual.

Notícias do jornal do Estado de S. Paulo de 11 de setembro de 2010, com os títulos: “Classe média dribla crise e já é maioria” e “Classe A foi a mais atingida pela turbulência” e notícia do site: http://www.sidneyrezende.com/, com o título: “ Economia afirma:  “Redistribuição favoreceu a classe C”, da coluna Economia, divulgada dia 10 de setembro de 2o11 às 18h18 e número da população do site http://www.mundoeducacao.com.br/, no link:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/populacao-atual-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário