segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O rei: O ponto de venda e a nova ferramenta de estudo do comportamento de compra, o neuromarketing.

De acordo com a The Global Association For Marketing At Retail, 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, no exato momento da aquisição.
Tendo em vista dados como as da The Global Association For Marketing At Retail, o varejo e a indústria voltaram os investimentos e estudos para o ponto de venda, focando o shopper.
Somente nos Estados Unidos e pelos varejistas, foram gastos US$ 20,8 bilhões, em 2009, com marketing nos pontos de vendas.
A indústria de bens de consumo está observando com mais atenção o ponto de venda, para assim conseguir a atenção para os seus produtos, visto a excessiva oferta de mensagens publicitárias a que nós consumidores somos atingidos.
Uma primeira forma de entender o que se passa no ponto de venda foi o uso de dados quantitativos e qualitativos coletados in loco, isto é: direto no ponto de venda. A prática é de coletar dados dos scanners dos caixas e a visita de executivos e pesquisadores no varejo, onde se dá a compra.
Com o intuito de entender o comportamento no exato momento de compra e de saber as reais percepções sobre o produto, a indústria de bens de consumo não durável uniu a neurociência com o marketing e foi criado o NEUROMARKETING.
A pioneira na aplicação do neuromarketing foi a Procter&Gamble.
Neurociência
A neurociência é o uso de técnicas de imagens cerebrais feitas por ressonância magnética para medir reações a estímulos.
Neuromarketing
O neuromarketing é o uso da neurociência para acompanhar, estudar e mapear as reações do consumidor antes, durante e depois da compra.
Objetivo do neuromarketing
  • conhecer melhor o funcionamento do cérebro em relação ao comportamento de compra, cruzando informações e assim, facilitar as escolhas do consumidor.
Algumas descobertas
Análises de comportamento do consumidor já consideram que nem sempre o que se fala em pesquisas corresponde à reação da pessoa diante de um produto.
A neurociência tem mostrado que emoção não se separa da razão.
Shopper Marketing
Shopper Marketing é a tentativa de decifrar a melhor comunicação para ajudar a realizar vendas.
Velho conhecimento de marketing
Nem sempre o consumidor do produto é o comprador do produto.
Alguns dados sobre o consumidor no ponto de venda
Mais informações sobre neuromarketing no link: http://www.mundodomarketing.com.br/10,3549,neuromarketing-entenda-a-ciencia-que-estuda-a-mente-do-consumidor.htm e há também outras matérias sobre neuromarketing no mesmo site, http://www.mundodomarketing.com.br/home
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 3 de setembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Decifre-me… ou perca a venda”.

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