Este é um blog despretencioso que quer discutir sobre marketing, política, economia e comportamento. Como marketing é afetado pelo ambiente interno e externo, o intuito é discutir um pouco de cada assunto e entender melhor como a sociedade de consumo funciona.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
O rei: O ponto de venda e a nova ferramenta de estudo do comportamento de compra, o neuromarketing.
De acordo com a The Global Association For Marketing At Retail, 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, no exato momento da aquisição.
Tendo em vista dados como as da The Global Association For Marketing At Retail, o varejo e a indústria voltaram os investimentos e estudos para o ponto de venda, focando o shopper.
Somente nos Estados Unidos e pelos varejistas, foram gastos US$ 20,8 bilhões, em 2009, com marketing nos pontos de vendas.
A indústria de bens de consumo está observando com mais atenção o ponto de venda, para assim conseguir a atenção para os seus produtos, visto a excessiva oferta de mensagens publicitárias a que nós consumidores somos atingidos.
Uma primeira forma de entender o que se passa no ponto de venda foi o uso de dados quantitativos e qualitativos coletados in loco, isto é: direto no ponto de venda. A prática é de coletar dados dos scanners dos caixas e a visita de executivos e pesquisadores no varejo, onde se dá a compra.
Com o intuito de entender o comportamento no exato momento de compra e de saber as reais percepções sobre o produto, a indústria de bens de consumo não durável uniu a neurociência com o marketing e foi criado o NEUROMARKETING.
A pioneira na aplicação do neuromarketing foi a Procter&Gamble.
Neurociência
A neurociência é o uso de técnicas de imagens cerebrais feitas por ressonância magnética para medir reações a estímulos.
Neuromarketing
O neuromarketing é o uso da neurociência para acompanhar, estudar e mapear as reações do consumidor antes, durante e depois da compra.
Objetivo do neuromarketing
conhecer melhor o funcionamento do cérebro em relação ao comportamento de compra, cruzando informações e assim, facilitar as escolhas do consumidor.
Algumas descobertas
Análises de comportamento do consumidor já consideram que nem sempre o que se fala em pesquisas corresponde à reação da pessoa diante de um produto.
A neurociência tem mostrado que emoção não se separa da razão.
Shopper Marketing
Shopper Marketing é a tentativa de decifrar a melhor comunicação para ajudar a realizar vendas.
Velho conhecimento de marketing
Nem sempre o consumidor do produto é o comprador do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário