quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estratégias da bandeira de cartão de crédito Elo

A primeira bandeira de cartão de crédito 100% nacional criada pelos bancos: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, será lançada em outubro deste ano de 2010.

Público-alvo

  • Primário: Classe C;
  • Secundário: Classes D e E.

Diferenciais do cartão Elo

  1. juro mais competitivo;
    • não é um grande diferencial, visto que é totalmente possível às outras operadoras diminuirem as taxas de juros;
  2. ausência de anuidade;
    • também não é um ponto difícil de aderir;
  3. cadastro simplificado para assim atingir os trabalhadores informais e as pessoas com renda inferior ao salário mínimo;
    • este realmente é um diferencial, pois conseguir segurar a inadimplência e baixar o risco tendo poucos dados dos clientes é difícil de copiar;
  4. como a autoestima do brasileiro está em alta, o Cartão Elo irá explorar o fato de o cartão ser 100% nacional, e isso também tendo em vista que todos os outros grandes players são estrangeiros;
    • se este ponto for muito bem trabalhado em um plano de comunicação, poderá ser um diferencial que não pode ser copiado.

Vantagens Competitivas

  • menores custos operacionais;
    • já que não haverá pagamento de royaties pelo uso de marcas internacionais.
  • Bradesco tem muito conhecimento e experiência com baixa renda.

Estratégias

  • Cadastro Simplificado, tendo em vista os trabalhadores informais e pessoas com renda menor do que 1 salário mínimo;
  • Juro mais competitivo;
  • Ausência de anuidade;
  • Explorar o fato de ser 100% nacional;
  • Dois limites de crédito, um para a compra à vista e outra para a compra à crédito.

Objetivos do cartão Elo

  • Ser a porta de entrada para as classes C, D e E, que ainda não tem acesso aos serviços bancários. São 40 milhões de brasileiros que ainda não usufruem dos serviços bancários;
  • Internacionalizar, começando pela Argentina e Paraguai. Estes países têm muito fluxo de brasileiros de baixa renda.

Maiores Players

  • Visa;
  • Mastercard;
  • Amercian Express.

Situação atual do mercado

  • O mercado está commoditizado. Todos prestando os mesmos serviços, praticando os mesmos preços e taxas de juros, além do compartilhamento de máquinas, já adotadas pelas maiores bandeiras.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 13 de setembro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Sem anuidade e com juro menor, novo cartão mira a Classe C”.

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