sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mercado Eletrônico Brasileiro | Panorama 1º Sem/2010

O que tem acontecido no mercado eletrônico brasileiro ultimamente?
  • O faturamento do Varejo Online cresceu 283%, ou foi multiplicado por 3,8, entre o 1º Semestre de 2006 e o 1º Semestre de 2010, segundo a consultoria E-bit;
  • O faturamento da B2W foi multiplicado por 2,7, ou cresceu 171%, entre o 1º Semestre de 2006 e o 1º Semestre de 2010;
  • Muitos novos e grandes players entraram no mercado de comércio eletrônico, como: Walmart, Casas Bahia, Carrefour ,Extra, Magazine Luiza e Saraiva;
  • O número de brasileiros que acessam internet saltou de 32 milhões para 68 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2005 e 2009.
  1. Dados de Mercado
    • Gráfico de Faturamento do Varejo Online

O Varejo Online cresceu em média 18,27% a.s. entre 2006 e o 1º semestre de 2010.
    • Gráfico do Número de Brasileiros que acessam a Internet

    • Número de consumidores Online

    • 29% dos internautas fazem compras online;
    • 50% dos internautas que fazem compras online pertencem a classe C, portanto mais ou menos 14,5% dos internautas fazem compras e são da classe C.
Gráficos B2W

  • A B2W foi criada em dezembro de 2006, com a união entre a Americana.com e o Submarino
  • Grupo formado por Americanas.com, Submarino e Shoptime.
  • Gráfico do Faturamento da B2W
    • A B2W cresceu em média 13,27% a.s. entre 2006 e o 1º semestre de 2010, o que é 5 pp abaixo do crescimento médio do setor de comércio eletrônico.
    • Gráfico de Participação da B2W no faturamento do setor  

A B2W perdeu 16 pp de market share, passando de 56% para 40%, entre 2006 e o primeiro semestre deste ano e a maior queda foi a última, que foi de 10 pp entre o último semestre de 2009 e o primeiro de 2010.
    • E enquanto o faturamento do Varejo Online (todo o setor) cresceu 16% no 1º semestre de 2010, a B2W teve queda de 7% no faturamento.
Players
  • Walmart | Outubro de 2008;
  • Casas Bahia | Fevereiro de 2009;
  • Carrefour | Março de 2009;
  • Extra;
  • Magazine Luiza;
  • Saraiva;
  • E para um futuro bem próximo irá entrar nesse setor de varejo online a Nova Ponto-com, empresa do grupo do Abílio Diniz, responsável pelos sites do Extra, do Ponto Frio e da Casas Bahia.
Modelo

  • O modelo vencedor no cenário internacional é aquele que consegue combinar a presença física com a virtual, a exceção a regra é a Amazon, segundo Alejandro Padron, consultor da IBM.
Histórico de Produtos

  1. Livros e CDs;
  2. Eletrônicos;
  3. Pacotes de Viagens, Passagens, Hotel;
  4. Móveis;
  5. Em breve: Roupa (grandes varejistas de roupas). Aproximadamente daqui a 6 meses, segundo Alejandro Padron, consultor da IBM;
  6. Em breve: Artigos de Supermercado.
Previsão

  • Espera-se que o faturamento do comércio online cresça singelos 35% neste ano.
Obstáculos para venda de Vestuário no varejo online

  • Ausência de padronização;
  • Falta de hábito do consumidor Brasileiro.

Caso de Sucesso de venda de vestuário e acessórios

  • Brandsclub faturou R$ 25 milhões em 2009, e projeta triplicar as vendas neste ano, com mais de 2 milhões de clientes cadastrados.

Noticias do jornal O Estado de S. Paulo de 13 de setembro de 2010, do caderno de Negócios, com os títulos: “Submarino sofre ataque de gigantes” e “ Mercado prepara novas ondas de crescimento”.

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