Mercado
- O setor de higiene e beleza movimentou R$ 25 bilhões em 2009;
- A venda porta a porta respondeu por R$ 7,5 bilhões do faturamento total do ano passado do setor de higiene e beleza;
- Os principais players do modelo porta a porta são: Avon e Natura.
Estratégias de Logística e de Mix de Marketing
Logística
- Foram substituídas 30 transportadoras ineficientes por 7 grandes empresas do ramo;
- Disso resultou em 40% de redução no prazo de entrega ao consumidor;
- Treinamento e recrutamento de mais consultoras, que foi multiplicada por 10 e chegará a 200 mil até o final deste ano de 2010.
Produto
- Há um ano a Jequiti entrou no novo nicho de mercado, criando a marca Villa Jequiti, disponibilizando relógios, louças, lingeries, roupas de cama e outros produtos, seguindo o modelo da americana Avon;
- 180 novos produtos foram agregados aos 530 do catálogo de vendas.
- A força da comunicação do grupo SBT é muito explorada, utilizando-se de todos os meios possíveis, como:
- Espaço nas novelas;
- Espaço nos programas de auditório;
- Espaço nos intervalos comerciais;
- Programa feito para divulgar os produtos.
- O faturamento da Jequiti foi multiplicado por 10 dentro do curtíssimo período de 2 anos;
- O faturamento em 2009 chegou à R$ 209 milhões.
Curto Prazo
- Estima-se que o faturamento atingirá R$ 450 milhões este ano, mais que dobrando de valor em relação à 2009.
- Projeta-se que até 2013 a Jequiti irá atingir o primeiro bilhão de reais.
- R$ 80 milhões para construir uma fábrica, e assim atender com a fabricação própria 70% da demanda;
- Atualmente toda a produção é terceirizada;
- Inauguração de dois novos centros de distribuição até 2012, um em Porto Alegre (RS) e outro em Recife (PE).
A Jequiti está tendo tanto sucesso devido à equipe muito competente recrutada das concorrências e das estratégias em dois pontos cruciais para o modelo porta a porta: logística e mix de marketing.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 2 de junho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, coluna Fato Relevante de Clayton Netz, com o título: “Valeu a insistência do dono.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário