terça-feira, 15 de junho de 2010

Jequiti

A Jequiti teve sua estruturação baseada na contratação de profissionais de renome do mercado de cosméticos, recrutando profissionais da concorrência e o resultado não poderia ter sido melhor.


Mercado
  • O setor de higiene e beleza movimentou R$ 25 bilhões em 2009;
  • A venda porta a porta respondeu por R$ 7,5 bilhões do faturamento total do ano passado do setor de higiene e beleza;
  • Os principais players do modelo porta a porta são: Avon e Natura.

Estratégias de Logística e de Mix de Marketing

Logística
  • Foram substituídas 30 transportadoras ineficientes por 7 grandes empresas do ramo;
    • Disso resultou em 40% de redução no prazo de entrega ao consumidor;
  • Treinamento e recrutamento de mais consultoras, que foi multiplicada por 10 e chegará a 200 mil até o final deste ano de 2010.
Mix de Marketing

Produto
  • Há um ano a Jequiti entrou no novo nicho de mercado, criando a marca Villa Jequiti, disponibilizando relógios, louças, lingeries, roupas de cama e outros produtos, seguindo o modelo da americana Avon;
  • 180 novos produtos foram agregados aos 530 do catálogo de vendas.
Promoção
  • A força da comunicação do grupo SBT é muito explorada, utilizando-se de todos os meios possíveis, como:
    • Espaço nas novelas;
    • Espaço nos programas de auditório; 
    • Espaço nos intervalos comerciais;
    • Programa feito para divulgar os produtos.
Resultados
  • O faturamento da Jequiti foi multiplicado por 10 dentro do curtíssimo período de 2 anos;
  • O faturamento em 2009 chegou à R$ 209 milhões.
Objetivos

Curto Prazo
  • Estima-se que o faturamento atingirá R$ 450 milhões este ano, mais que dobrando de valor em relação à 2009.
Longo Prazo
  • Projeta-se que até 2013 a Jequiti irá atingir o primeiro bilhão de reais.
Investimentos
  • R$ 80 milhões para construir uma fábrica, e assim atender com a fabricação própria 70% da demanda;
    • Atualmente toda a produção é terceirizada;
  • Inauguração de dois novos centros de distribuição até 2012, um em Porto Alegre (RS) e outro em Recife (PE).
A Jequiti está tendo tanto sucesso devido à equipe muito competente recrutada das concorrências e das estratégias em dois pontos cruciais para o modelo porta a porta: logística e mix de marketing.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 2 de junho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, coluna Fato Relevante de Clayton Netz, com o título: “Valeu a insistência do dono.”.

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