terça-feira, 22 de junho de 2010

Branding – Ranking 2010 das marcas mais valiosas, segundo a Interbrand

Metodologia
Para a Interbrand a marca vale o quanto ela pode gerar de lucro no futuro.

O Índice de Força de Marca é calculado segundo os seguintes fatores:
  1. Autenticidade;
  2. Capacidade de resposta ao mercado;
  3. Consistência;
  4. Diferenciação.
O ranking desconsidera as empresas globais que atuam no Brasil, levando em consideração somente as empresas brasileiras.

Resultados

As instituições financeiras, conforme anos anteriores, lideraram o ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2010.

Primeiro lugar

O Itaú, que no final de 2008 se fundiu com o Unibanco, lidera a lista e a sua marca está avaliada em R$ 20,651 bilhões.

Segundo lugar

O Bradesco teve a sua marca avaliada em R$ 12,381, mais de R$ 8 bilhões de diferença em relação ao líder, Itaú.

Terceiro lugar

A Petrobrás conseguiu a medalha de bronze e tem R$ 10,805 bilhões de valor de marca.

Quarto e Quinto lugar

No quarto lugar esta o BB, Banco do Brasil, que é avaliado em R$ 10,497 bilhões.

Em quinto lugar vem a Skol, que pertence a AmBev, valendo R$ 6,593 bilhões e que possui um posicionamento forte no mercado, com o slogan “Desce Redondo”.

Análise e fatores

Os bancos se destacam no ranking nacional por:
  1. Estarem muito presentes na vida dos brasileiros;
  2. São extremamente conhecidos. 
Outros fatores são: os tamanhos das receitas e do lucro dessas instituições, certamente e em parte, podem ser creditados ao poder da marca.

As marcas mais valiosas


O que chama a atenção é a ausência da marca Casas Bahia e Pão de Açúcar.

Somando-se as 25 marcas mais valiosas, temos o valor de R$ 78,150 bilhões, e o Itaú representa 26% desse valor, e também vemos que 78% desse valor concentra-se no TOP 5 e que as 10 marcas mais valiosas dentre as 25, valem R$ 73,187 bilhões o que dá 94% do valor total das 25 marcas. A concentração é bem grande e o Itaú é o líder isolado, com R$ 8 bilhões a mais do que o segundo colocado, Bradesco.


Segmentos


Como já era de se esperar, o segmento banco é o mais valioso, com R$ 44,174 bilhões, representando 57% do valor total das top 25 marcas mais valiosas.

A força das marcas de bebidas (cerveja) é quase igual à das marcas do setor de petroquímica, esta valendo R$ 11,254 bilhões e aquela sendo avaliada em R$ 11,953, mas com 3 players e a petroquímica sendo representada por Petrobrás e Braskem.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 11 de junho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Itaú é a marca mais valiosa do País.”.

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