Metodologia
Para a Interbrand a marca vale o quanto ela pode gerar de lucro no futuro.
O Índice de Força de Marca é calculado segundo os seguintes fatores:
- Autenticidade;
- Capacidade de resposta ao mercado;
- Consistência;
- Diferenciação.
Resultados
As instituições financeiras, conforme anos anteriores, lideraram o ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2010.
Primeiro lugar
O Itaú, que no final de 2008 se fundiu com o Unibanco, lidera a lista e a sua marca está avaliada em R$ 20,651 bilhões.
Segundo lugar
O Bradesco teve a sua marca avaliada em R$ 12,381, mais de R$ 8 bilhões de diferença em relação ao líder, Itaú.
Terceiro lugar
A Petrobrás conseguiu a medalha de bronze e tem R$ 10,805 bilhões de valor de marca.
Quarto e Quinto lugar
No quarto lugar esta o BB, Banco do Brasil, que é avaliado em R$ 10,497 bilhões.
Em quinto lugar vem a Skol, que pertence a AmBev, valendo R$ 6,593 bilhões e que possui um posicionamento forte no mercado, com o slogan “Desce Redondo”.
Análise e fatores
Os bancos se destacam no ranking nacional por:
- Estarem muito presentes na vida dos brasileiros;
- São extremamente conhecidos.
As marcas mais valiosas
O que chama a atenção é a ausência da marca Casas Bahia e Pão de Açúcar.
Segmentos
Como já era de se esperar, o segmento banco é o mais valioso, com R$ 44,174 bilhões, representando 57% do valor total das top 25 marcas mais valiosas.
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 11 de junho de 2010, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Itaú é a marca mais valiosa do País.”.
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