sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ranking 2009 da Propaganda no Brasil I

Agências

O mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 30,5 bilhões em 2009, um crescimento de 4% em relação a 2008, enquanto Estados Unidos, Inglaterra e Japão tiveram perdas de 15% a 20%.


Esse levantamento é feito pelo Projeto Inter-Meios, e é o melhor retrato do negócio publicitário no Brasil. Esse projeto é baseado no cruzamento dos números da tabela cheia dos veículos de comunicação, usados pelo Ibope Monitor com os valores reais praticados e auditados pela PricewaterhouseCoopers, a partir dos dados enviados pelas próprias agências.

Nesse levantamento há mais de 400 empresas, que chegam a representar 90% do mercado, e este ranking é feito desde 1990.

Ranking Top 10

Há 8 anos a Young & Rubicam lidera a lista das maiores agências no critério movimentação de dinheiro aplicado pelos clientes em mídia. Em 2009, a Casa Bahia, que é o principal cliente da agência, participou com 63,6% do movimento da Young, isto em valores é R$ 1.186.166, que foi o investimento das Casas Bahia e R$ 1.864.505, que foi o investimento dos clientes da Young.


                         

Em 2009, os Top 10 movimentaram R$ 6.602.548, 5,2% maior do que em 2008, ano no qual essas agências movimentaram R$ 6.274.326.

No ano passado as 5 maiores agências tiveram 65% do investimento dos clientes, sendo que as duas primeiras Young e Alma concentraram 39% do investimento total do TOP 10.

Já em 2008, 69% do investimento dos clientes no Top 10 estavam concentradas nas 5 maiores, e as duas primeiras concentraram 41% desses investimentos no ano passado.

Houve uma pulverização de investimento nas 5 maiores, passando de 69% para 65% e também uma diversificação quando analisamos as duas maiores agências, passando de 41% para 39%.


Movimentações no ranking das agências

A Borghierh Lowe e NeogamaBBH foram as que mais aumentaram em investimento em propaganda dos clientes, com aumento de 55% e 44%, o que as levou subir da 7º para a 3º e 10º para a 6º, respectivamente.

As duas maiores perdas foram das agências JWT, com 24% menos investimentos e DM9DDB, com 4% menos investimento, fazendo-as cair da 2º para 5º e da 4º para a 7º, respectivamente.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 31 de maio de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Publicidade avança, apesar da crise.”.

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