sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ranking 2009 da Propaganda no Brasil II

Anunciantes



Em 2009, os 10 maiores anunciantes investiram R$ 4.208.141, valor 14% acima de 2008, ano no qual foram movimentados R$ 3.689.149.

Os 4 maiores anunciantes em 2008 mantiveram suas posições no ranking em 2009, que foram: Casas Bahia, Unilever, AmBev e Caixa Econômica federal, os quais investiram: R$ 2.702.686 em 2009 e R$ 2.558.457 em 2008, um crescimento de 6%, portanto, menor do que o aumento dos 10 maiores anunciantes, com 14% mais investimentos em relação à 2008.

Os 5 maiores anunciantes de 2009, investiram R$ 2.990.836, que corresponde à 71% de todo o investimento das TOP 10 de anunciantes.

Em 2008, as Top 5 de anunciantes investiram R$ 2.788.977, que correspondeu à 76% do investimento feito dos 10 maiores anunciantes.

Houve uma desconcentração de investimento entre os 5 maiores anunciantes, passando de 76% para 71% em 2009.

Casas Bahia representam quase 1/3 dos investimentos em propaganda dentre o total dos 10 maiores anunciantes.

Movimentações no ranking dos Anunciantes

A Fiat perdeu a 5º posição no ranking de anunciantes de 2008 para o Bradesco, este subiu da 6º posição e aquele desceu para a 7º, investindo R$ 256.052, com aumento de 4% em relação ao ano passado. O Bradesco investiu no ano passado R$ 288.150, valor 25% maior do que em 2008, com R$ 230.520.

Investimento em propaganda por setor

Varejo e Bens de consumo não duráveis concentraram 54% do investimento dentre as TOP 10 anunciantes em 2009, com R$ 2.266.469. E em 2008, foram investidos R$ 2.196.455, que correspondeu a 60% do investimento das TOP 10.

Apesar do segmento de Bens de consumo não duráveis ter investido 10% a mais no ano passado, o investimento total de Casas Bahia, Unilever e Hypermarcas no ano passado aumentou somente 3%, pois Casas Bahia investiu 2% a menos.

Os setores que mais aumentaram investimento em propaganda em 2009 foram: telefonia móvel, 91%, bebidas, 30%, bancos, 26% e automóveis, 25%.


Previsões para 2010

Projeta-se um crescimento de 12% a 15% do faturamento publicitário.

Fatores para essa previsão positiva

1. Crescimento de 25% do faturamento do segmento quando se compara o primeiro trimestre deste ano
com o do ano passado.


2. Eventos: Copa do Mundo e Eleições.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 31 de maio de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Publicidade avança, apesar da crise.”.

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