sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Base da Pirâmide está consumindo mais do que no ano passado e estréia em novas categorias de produtos.

Na pesquisa da Latin Panel, feita em 8.200 municípios, sobre o terceiro trimestre de 2009, revelou que as classes da base da pirâmide (D e E) aumentaram o consumo em 16,8% em relação ao mesmo período de 2008 em termos de volume e 14,3% em R$.

O destaque do resultado da pesquisa ficou com as classes D e E, como a classe que mais aumentou o consumo de alimentos, bebidas, higiene e limpeza.



A diretora comercial Christine Pereira da Latin Panel disse que os motivos para esse aumento foram o aumento da renda, queda de preço, aumento de vagas, levando as classes D e E estrearem em sua cesta de compras os produtos: água sanitária, detergente líquido e massa instantânea.


A categoria de produto que cresceu mais foi alimentos, que teve crescimento de 13,8% entre Julho e Setembro de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado, percentual 4,1 pp acima do crescimento de todas as categorias.



As classes D e E já consomem 3% a mais do que as classes A e B, em valor, mas o consumo per capita é ainda 20% maior nas classes do topo da pirâmide, e a sua cesta de compras aumentou em 3 itens. Mas o destaque ficou para a classe C que teve em sua cesta de compras 4 novas categorias.



Matéria do jornal O Estado de São Paulo do dia 22 de dezembro de 2009, sob o título “Consumo de não durável sobe 16% na baixa renda.”, que está no caderno de Economia.

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