quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Kraft compra a Cadbury e se torna a maior fabricante de chocolates do mundo.

O conselho de administração da Cadbury finalmente resolveu aceitar a proposta da Kraft de US$ 19,5 bilhões pelo controle acionário da empresa, e para a consolidação da compra, falta somente os acionistas aprovarem a venda.


A união das duas companhias produzirá uma economia de US$ 675 milhões após três anos de operação conjunta. E o valor da compra foi de 13x o Ebtida da Cadbury.


As companhias agora serão lideres mundiais em doces e chocolates e tem portfólios complementares, sem sobreposição.



Números da Kraft:
  • Presente em 150 países;
  • 98 mil funcionários;
  • Consumida em 90% dos lares norte-americanos;
  • Segunda do mundo no mercado de goma de mascar;
Portfólio: 
  • Milka;
  • Nabisco;
  • Oreo;
  • Philadelphia;
  • Toblerone;
  • Lacta;
  • Club Social;
  • Trakinas;
  • Tang;
  • Royal.


Números da Cadbury:
  • Presente em 60 países;
  • 45 mil funcionários; 
  • Presença forte nos seguintes países:
    • Argentina;
    • Rússia
    • Brasil
    • México
    • Venezuela;
  • 70% do mercado de gomas de mascar no Br;
  • Portfólio:
    • Trident
    • Clorets
    • Bubbaloo
    • Chiclets;
    • Halls.


Segundo Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Balas e Derivados (Abicab):
  • O mercado nacional tem crescido muito;
  • Os investimentos têm aumentando ano a ano;
  • O país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de consumo de balas e chocolates;
  • Existem 85 empresas nesse segmento;
  • O consumo per capita é baixo;
  • 85 milhões de brasileiros são consumidores dos produtos desse setor (190 milhões é a população do Brasil). 
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 20 de janeiro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Kraft fecha compra da Cadbury por US$ 19,5 bi.”, “No Brasil, empresas lideram em balas e gomas.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário