segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Televisão 3D, você ainda vai ter uma. E será em breve.

Depois da televisão a cores, da televisão de tela plana, da televisão de plasma, da televisão de led, agora teremos a televisão 3D. Mas podemos mostrar essa transição de forma mais sucinta. Dois grandes avanços da TV foram o surgimento da TV em cores e agora a TV 3D.
 
A nova onda do cinema é os filmes em 3 dimensões, que a cada novo lançamento ganha mais salas e mais filmes lançados nesse formato. Há pelo menos 20 filmes em 3D para serem lançados até o final de 2010.

 
O formato 3D existe desde a década de 20, mas entre idas e vindas, nunca emplacou. Mas por quê?  
  • Custos altos;
  • O cinema ainda não tinha que recuperar a magia da tela grande, como tem que fazer atualmente;
  • Não havia pirataria;
  • Experiência não era tão boa quanto a que temos hoje;
  • A tecnologia ainda não era tão farta e nem tão acessível;
  • Tempo, época ainda não era propícia. O produto tem tempo certo para fazer sucesso no mercado. As condições do ambiente externo (sociais e competitivos. O tecnológico está no item acima) ainda não eram propícios.
    • Sociais: o cinema, sabor tradicional 2D, não havia entrado em crise devido a mega tendência da Faith Popcorn de enclausuramento, que foi provocado pelo aumento da violência e pela tecnologia de entretenimento que temos disponíveis (acesso e preço);
    • Competitivos: para entretenimento temos Ipod, aparelhos de televisão com imagem e som melhor do que de cinema, celular, vídeos games mais interativos e computadores com acesso a internet.

 
É nesse ambiente que a tecnologia 3D foi mais bem desenvolvida nos cinemas e agora será transferida para aparelhos de televisão, internet, celulares e para a telepresença utilizada no ambiente de negócios/empresarial. Em Las Vegas na feira de entretenimento, as fabricantes Panasonic, Toshiba, LG e Sony apresentaram a televisão 3D.
 
Acompanhando essa nova tendência, os comerciais também entraram na onda 3D e com isso querem o que sempre quiseram: a atenção do telespectador, querem causar impacto na audiência. Os Correios já aderiram a essa nova onda, e antes da exibição do filme Avatar, uma caixa da Sedex parece saltar da tela durante a propaganda. Ainda os custos são mais altos para esse formato, mas as produtoras já recebem muitos pedidos para gravar os comerciais nesse formato ou para converter as propagandas para 3D.

 
A tecnologia 3D, portanto está em 4 diferentes segmentos:

 
o Cinema e TV (entretenimento);
o Telepresença (negócios);
o Saúde (médico/hospitalar/cirurgia);
o Publicidade (comerciais).
 

 
De acordo com Michael Kronenberg, sócio e presidente da 3D Impact Media, empresa de soluções e serviços nesse segmento, o mercado vive numa transição sem volta, e a oferta de imagens 3D vai dominar o mercado. E ainda Michael informa que já a empresa 3D Impact já possui tecnologia que dispensam o uso dos incômodos óculos.

 
Números:

 
o 2.100 salas de cinema existem no Brasil;
o 100 dessas 2.100 salas oferecem o sistema 3D;
o Há condições desse número aumentar para 210 à 315 salas que ofereçam imagem em 3D;
o A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematrográficas estima que o faturamento do setor em 2009 foi de R$ 900 milhões, sendo 5% de publicidade, alta de 20% ante 2008.
 
Matéria veiculada no jornal O Estado de São Paulo, do dia 18 de janeiro de 2010, no caderno de economia sob o título: “De olho no telão, comerciais entram na era 3D.”.

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