terça-feira, 23 de novembro de 2010

Varejo de Moda – Marisa e as suas estratégias

A varejista de Moda Marisa voltada para a classe emergente, 4ª no ranking do mercado de vestuário em faturamento líquido, é a maior em números de lojas, com 278 lojas, no 1º semestre deste ano.


Objetivos das Lojas Marisa
  1. Reforçar a Marca para os consumidores da nova classe média;
  2. Barrar o avanço das concorrentes.
Estratégias da Marisa para alçancar os objetivos
  1. Onipresença, com até 3 lojas na mesma rua, em pontos estratégicos;
  2. Segmentação do Mercado;
  3. Novos formatos de ponto de vendas com tamanhos diferentes:
    1. Formato tradicional;
    2. Formato ampliado, com produtos para crianças e homens;
    3. Mais novo formato para o público feminino, Marisa Lingerie.
  4. Novo serviço oferecido para as lojas físicas e virtual da rede: “Pedagogia da Moda”, voltado para as mulheres, as quais contam com a ajuda das funcionárias para escolher a roupa mais adequada.
Pedagogia da Moda


De acordo com especialistas em comportamento do consumidor, a Classe C não se interessa mais somente pelo necessário e o fator preço não é mais o fundamental no processo de compra. A Nova Classe Emergente quer o aspiracional e está mais inclinada a qualidade e a informação.

Principais pontos:
  • Aspiracional;
  • Preço perdeu posição prioritaria na decisão de compra;
  • Desejo pelo que está na moda;
  • Busca por mais informação;
  • Mais exigentes.
Com esses dados, a Marisa desenvolveu um serviço e mudou o intervalo de tempo de renovação das peças das lojas.
  • Missão didática das Lojas Marisa: ensinar a consumidora a se vestir melhor.
    • Segundo a gerente geral de marketing da Marisa, Andrea Beatrix, a mulher da Classe C quer mais informações sobre moda, mais ainda não sabe exatamente onde encontrá-las. A rede tendo isso em vista, trouxe referências dos editoriais de revistas para os catálogos distribuídos gratuitamente e também fixou essas referências nas paredes das lojas;
    • A força de vendas, que em sua maioria é formada por mulheres, recebeu treinamento e hoje está preparada para dar opinião especializada sobre como combinar as peças que elas pretendem comprar;
  • Braço Virtual | O comércio online: no site é possível descobriro tamanho da roupa a ser encomendada, bastando a consumidora informar suas medidas de busto, cintura e quadril.
  • Fast Fashion: novas peças de vestuário chegam todas as semanas às lojas, e o mostruário é trocado a cada 40 dias;
  • Busca pelas mais recentes tendências de moda: a equipe de estilo viaja regularmente para assistir aos desfiles das semanas de moda de Milão, Nova York e Paris.
Expansão em número de lojas por rede em 2010


Gráfico | Inaugurações em 2010 por Rede Varejista de Moda




Mapa Estratégico de Concorrência das 4 maiores Redes de Varejo de Moda do Brasil


Gráfico | Mapa Estratégico de Concorrência




Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 15 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com os títulos: “Marisa defende território na classe C” e “Rede agora ensina a consumidora a se vestir”.

5 comentários:

  1. oi!
    é bom lembrar que a Zara (espanhola) vem crescendo no mercado de varejo de moda. Claro que não tem número de lojas compatível com as 4 grandes marcas, mas, tb chama a atenção.
    Vc sabe que outro dia entrei na C&A e eles começaram a oferecer vários tipos de calças jeans (de forma separada) com dicas do que é melhor em cada modelo - valorização- e me assutei com o preço de uma delas: 159,00... preços de Khelf, M.Officer e ZARA...

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia,
    Primeiro, gostaria de agradecer a visita e o comentário.
    Então, li um dia desses que a C&A, se eu não me engano, tem feito parcerias com estilistas do nível do Herchcovitch e Oskar Metsavaht, para desenhar e desenvolver produtos para os consumidores da rede. Como os materiais são melhores e as peças foram desenvolvidas por estilistas com essa qualificação e reconhecimento, as peças são vendidas a preços mais altos.
    Um grande abraço,
    Almir.

    ResponderExcluir
  3. oie! é isso mesmo, eles iniciaram várias parcerias. inclusive esse mês tem isabela capeto e maria bonita extra. mas os valores dos jeans eram anteriores a essas parcerias. é claro que com o passar dos anos as peças da C&A cresceram muito em qualidade e uma das vantagens de adquirir uma peça + cara, com valor parecido das lojas "de marca" é a facilidade no pagamento (cartão C&A). fica aqui novamente o elogio aos seus posts e trabalhos!

    ResponderExcluir
  4. Katia, muito obrigado pelos comentários e pelos elogios.
    E, não sabia que no mês passado tinha Isabela Capeto e Maria Bonita. Excelente né?!

    ResponderExcluir
  5. Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre os investidores financiadores de Le_Meridian sobre este tópico.Le_Meridian Funding Investors me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de conceder-me um empréstimo de 500.000.00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre Le_Meridian, então eu decidi dar uma tentativa de aplicar para o empréstimo. com a vontade de Deus eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. Aqui está Le_Meridian Funding Investment Investment Email/WhatsApp Contact se você deseja aplicar o empréstimo de them.Email:lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contato: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir