domingo, 7 de novembro de 2010

Mercado de Luxo | Ermenegildo Zegna

Histórico
  • Fundada em 1910;
  • Nasceu em Trivero, nos alpes italianos;
  • No início era um lanifício ( segundo o Aurélio: sm. Obra, tecido ou manufatura de lã);
  • Por 50 anos foi fornecedora de matéria-prima para confecções internacionais;
  • Roupas e acessórios masculinos;
  • Nos anos 60 abriu as primeiras lojas de alfaiataria em Milão e  Paris;
  • Possui 555 pontos de venda, destes mais de 70 estão na China (presente desde 1991) e 6 estão no Brasil;
  • Presente em mais de 80 países;
  • É a líder do segmento de vestuário de luxo masculino.
Números

O mercado de luxo no Brasil movimenta € 1,5 bilhão, segundo a grife Ermenegildo Zegna.

As vendas cresceram 20% no primeiro trimestre de 2010.

O lucro da Ermenegildo em 2009 foi de € 17,3 milhões.

Gráfico | Vendas da italiana Ermenegildo Zegna


Gráfico | Participação dos Emergentes no Faturamento da Ermenegildo Zegna


Gráfico | Desempenho da Ermenegildo em 2009 nos mercados


Estratégias

Estratégia de Preço
  • Mesmo com a crise financeira a empresa manteve os preços nos patamares tradicionais, para manter a percepção de valor da grife.
Estratégia de Produto
  • Rejuvenescer;
  • Desenvolvimento das linhas esportivas, casuais, acessórios e perfumes.
Estratégia de Serviço
  • Atendimento em chinês nas lojas europeias;
  • Atendimento em português em algumas lojas da Europa.
O que embasa as estratégias?
  • Consumidores dos países ermegentes são mais jovens do que os europeus;
  • As linhas esportivas e casuais são produtos de entrada para uma nova geração de consumidores, pois tem preços mais acessíveis;
  • O maior crescimento em vendas se dá nos Países Emergentes.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 6 de novembro de 2010, do caderno de Economia & Negócios com o título: “Ermenegildo Zegna ‘rejuvenesce’ nos emergentes”, e informações do site: http://www.zegnagroup.it/storia_e_sviluppo/la_storia/consolidamento

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