- Crescimento da renda;
- Alongamento dos prazos de pagamento, isto é: Crédito.
E o que aspira/deseja a Nova Classe Média e a Classe D, em termos de móveis?
- Primeiro, querem móveis visualmente parecidos com os das classes do topo da pirâmide, isto é: DESIGN;
- Em seguida, Beleza;
- Praticidade;
- Qualidade;
- Modernidade;
- Ergonomia;
- Personalização dos móveis;
- Preço atrativo.
- Um bom exemplo é o crescimento do preço de uma cozinha compacta que era campeã em vendas nas Casas Bahia, que passou de R$ 199 para R$ 699, que foi reformulada e se transformou em uma cozinha modulada muito similar à planejada.
- Os sofás, por exemplo:
- muita espuma;
- braços grandes;
- braços arrendodados;
- encosto mais alto;
- costuras aparentes;
- Demais móveis:
- formas orgânicas;
- verniz de alto brilho;
- detalhes cromados;
- cores POPs, isto é: cores fortes.
- Grupo Unicasa;
- Dell Ano, voltada para a Classe A, com 300 lojas;
- Favorita, marca que atende a Classe B, possui 370 lojas;
- New, lojas que vendem móveis para a Classe C, já está com 380 lojas.
- Casas Bahia;
- Móveis Bartira.
- Os profissionais responsáveis pelo desenho dos móveis frequentam o Salão do Móvel de Milão.
- Cozinha;
- Agora é planejada.
- Linha Branca;
- Saíram as cores bege, azuis e vermelhas e entraram as cores mais suaves;
- Preços mais acessíveis;
- Mesa de jantar;
- Ganhou a leveza do vidro.
- Quarto;
- Guarda-roupa tornou-se armário com portas de correr;
- Cama box, tomou o lugar das camas tradicionais.
- Home Office;
- Home theaters;
- Banheiros planejados.
Gráfico | Tiquete Médio por Marca
sou gerente comercial de uma loja de móveis, adorei!!
ResponderExcluirFabiana, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Seja sempre bem-vinda. Um grande abraço, Almir.
ResponderExcluir