sábado, 20 de novembro de 2010

Classes C e D estão sofisticando o gosto por móveis.

Os fatores da ascensão das Classes C e D são mais que conhecidos:
  • Crescimento da renda;
  • Alongamento dos prazos de pagamento, isto é: Crédito.
As Classes C e D estão comprando móveis mais sofisticados e as grandes fabricantes e lojas de móveis que a pouco tempo atrás atendiam somente as Classes A e B, agora, dão vazão ao aspiracional das classes emergentes.

E o que aspira/deseja a Nova Classe Média e a Classe D, em termos de móveis?
  • Primeiro, querem móveis visualmente parecidos com os das classes do topo da pirâmide, isto é: DESIGN;
  • Em seguida, Beleza;
  • Praticidade;
  • Qualidade;
  • Modernidade;
  • Ergonomia;
  • Personalização dos móveis;
  • Preço atrativo.
    • Um bom exemplo é o crescimento do preço de uma cozinha compacta que era campeã em vendas nas Casas Bahia, que passou de R$ 199 para R$ 699, que foi reformulada e se transformou em uma cozinha modulada muito similar à planejada.
E como é a preferência tradicional das classes C e D por móveis?
  • Os sofás, por exemplo:
    • muita espuma;
    • braços grandes;
    • braços arrendodados;
    • encosto mais alto;
    • costuras aparentes;
  • Demais móveis:
    • formas orgânicas;
    • verniz de alto brilho;
    • detalhes cromados;
    • cores POPs, isto é: cores fortes.
Alguns players
  • Grupo Unicasa;
    • Dell Ano, voltada para a Classe A, com 300 lojas;
    • Favorita, marca que atende a Classe B, possui 370 lojas;
    • New, lojas que vendem móveis para a Classe C, já está com 380 lojas.
  • Casas Bahia;
    • Móveis Bartira.
    • Os profissionais responsáveis pelo desenho dos móveis frequentam o Salão do Móvel de Milão.
A metaformose dos móveis que agora atendem ao gosto mais exigente das Classes C e D
  • Cozinha;
    • Agora é planejada.
  • Linha Branca;
    • Saíram as cores bege, azuis e vermelhas e entraram as cores mais suaves;
    • Preços mais acessíveis;
  • Mesa de jantar;
    • Ganhou a leveza do vidro.
  • Quarto;
    • Guarda-roupa tornou-se armário com portas de correr;
    • Cama box, tomou o lugar das camas tradicionais.
  • Home Office;
  • Home theaters;
  • Banheiros planejados.
Grupo Unicasa

Gráfico | Tiquete Médio por Marca


Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 15 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Decorando a nova casa dos brasileiros”.

2 comentários:

  1. sou gerente comercial de uma loja de móveis, adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Fabiana, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Seja sempre bem-vinda. Um grande abraço, Almir.

    ResponderExcluir