segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TIM, suas estratégias e o cenário atual

Cenário
  • Telefônica comprou a participação da Portugal Telecom na Vivo;
  • A mexicana América Móvil prepara-se para unir Claro, Embratel e Net, criando uma empresa com telefonia móvel, fixa, banda larga e tv por assinatura;
  • A Portugal Telecom tornou-se sócia da Oi, e está tem telefonia celular e fixa.
A TIM
  • Atualmente está num processo de turnaround, isto é: num processo de recuperação;
  • Entre julho e setembro a empresa ganhou market share e aumentou a rentabilidade;
  • O crescimento da TIM foi baseado nos planos Liberty e Infinity, os quais privilegiam a comunicação intrarrede;
  • Um outro fator de crescimento foi o foco nas classes C e D, com venda de chips e a divulgação do plano pré-pago Infinity nos pontos de maior circulação desses estratos social, veja o post: http://almirfb.blogspot.com/2010/07/estar-onde-o-consumidor-esta-nova.html
  • A TIM ainda apresenta rentabilidade inferior quando se compara com os pares de mercado;
  • No 3° Trimestre deste ano, a operadora  conseguiu 40% dos novos clientes deste período;
  • A empresa é a 2ª em faturamento e a 3ª em market share no mercado de telefonia celular.
Gráfico | Market Share – Setembro de 2010


Apostas da TIM
  • Nova classe média emergente;
  • Banda larga móvel para essa nova classe média;
  • Unbundling – acesso às redes das concorrentes;
    • A TIM espera a Anatel regular o assunto;
  • O Brasil tem atualmente 192,3 milhões de habitantes, é o quarto maior mercado de telefonia celular do mundo e tem 191,5 milhões de assinantes de celular.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 1 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Em meio às fusões, sobrou a TIM”, entrevista com o título: “No Brasil, podemos seguir em frente sozinhos” feita com Gabriele Galateri, presidente do conselho da Telecom Italia, e dados de participação de mercado e número de assinantes de celular da Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário