segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estratégia de diversifiação da Bombril

A Empresa


Família Fundadora: Sampaio Ferreira

Presidente do Conselho de Administração: Ronaldo Sampaio Ferreira

Números


Previsão para o faturamento de 2010: R$ 1,2 bilhão

Investimento feito na linha de produtos ecológicos, em 2010: R$ 7 milhões

Investimento em marketing para 2011: R$ 70 milhões.

Gráfico | Portfólio




Bombril


A Bombril prevê aumentar em 70 o número de produtos de limpeza; e inserir 120 produtos de higiene e cuidado pessoal no segundo trimestre de 2011.

Gráfico | Market Share e Posição no Ranking Nacional




Bombril - Market Share e Ranking Nacional



Estratégias
  • Ser empresa-referência em limpeza doméstica, em 2011;
  • Adquirir empresas concorrentes:
    • Motivações:
      • Por representar um concorrente a menos;
      • Agregar know-how.
  • Diversificação: entrar com novos produtos em um novo mercado:
    • Novos produtos:
      • Xampus;
      • Condicionadores;
      • Hidratantes;
      • Outros produtos de mesmo gênero;
      • Produtos para cuidados de animais domésticos;
      • Produtos para limpeza de automóveis
    • Novos mercados:
      • Mercado de Higiene Pessoal;
      • Mercado de Limpeza Automotiva;
      • Mercado de Petcare.
    • Desenvolvimento de Produtos: novos produtos para o mesmo mercado:
      • Alvejante sem cloro, linha Vantage;
      • Cera para pisos, móveis e calçados, linha Q’Brilho.
Forças e Fraquezas da Bombril


Segundo pesquisa qualitativa realizada com um grupo de consumidoras de São Paulo.

Forças
  • O detergente Limpol teve muitos elogios à qualidade do produto;
  • Tem a marca mais lembrada, anualmente, pelos brasileiros na categoria de esponjas de aço;
  • A Bombril tem uma imagem de qualidade indiscutível;
  • Boa distribuição no varejo.
Fraquezas
  • Desconhecimento de produtos sobre o guarda-chuva Bombril:
    • As consumidoras se mostraram surpresas quando foram avisadas que o detergente Limpol era da Bombril.
Oportunidade e Ameaça


Oportunidades:
Ameaça:
  • Presença de empresas transnacionais com tradição, capital, liderança de mercado e excelente know-how sobre o mercado de higiene e cuidados pessoais:
    • Procter&Gamble;
    • Unilever;
    • Johnson&Johnson;
    • Entre outras.
Análise do especialista em marcas Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding
  • “A extensão de marca só funciona se o produto for atrativo, se houver viabilidade industrial para fabricá-lo e, principalmente, se o consumidor acreditar que ela é capaz de fazer aquele produto”.
Segundo Eugênio Foganholo, da Mixxer Consultoria Empresarial:
  • “(…), a Bombril gera, de maneira geral, uma percepção de tradição, credibilidade e eficiência.”.
Comentários do autor do blog
  • Pessoalmente, acho arriscado demais querer associar a marca Bombril com produtos de higiene e beleza pessoal, ou até mesmo com produtos de Petcare. Acharia melhor que para esses dois mercados, fosse lançado uma nova marca.
  • A comunicação de 2011 será feita por 3 atrizes de programas humorísticos. Ao meu ver, seria interessante também colocar atores, já que na sociedade atual o homem tem participado mais das tarefas domésticas e seria até uma boa inovação, apesar de já termos o Carlos Moreno. Mas este já podemos considerar um Embaixador da Marca.
Tática de comunicação para as embalagens de higiene pessoal:
  • Segundo o presidente do conselho administrativo da Bombril, Ronaldo S. Ferreira, o nome Bombril será colocado discretamente na parte de trás da embalagem, e não com destaque e na parte da frente do produto, como é feito com os itens de limpeza;
  • Ainda segundo Ronaldo S. Ferreira, a empresa acredita que com o tempo, as pessoas vão acabar achando isso normal. A idéia é que as consumidores se acostumem aos poucos com isso.
Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 20 de dezembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Bombril, agora para a pele e para o cabelo” e subtítulo: “Famosa pela esponja de aço, empresa segue Hypermarcas e estréia em higiene e beleza”, e segunda matéria com o título: “Campanha vai usar mulheres pela primeira vez desde 1979”, com subtítulo: “Mudança de perfil envolve vários riscos, mas a Bombril sai com a vantagem de ter uma boa distribuição no varejo”. Matéria da jornalista Aina Freitas, da pág. N3. Comentários em azul do autor do blog.

Um comentário:

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