Fonte: O Estado de São Paulo.
Este é um blog despretencioso que quer discutir sobre marketing, política, economia e comportamento. Como marketing é afetado pelo ambiente interno e externo, o intuito é discutir um pouco de cada assunto e entender melhor como a sociedade de consumo funciona.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Classes C e D serão quase 80% da população em 2014 e a Classe B ganhará 6 milhões.
Nova pirâmide social brasileira
Transformações (2004 – 2009)
- Classe A: Estagnada;
- Classe B: Crescimento Moderado;
- Classe C: Crescimento Vertiginoso;
- Classes D e E: Redução.
Tendências:
- Classe C: 60% da população, em 2014;
- Classe C: 115 milhões de habitantes pertencerão a essa classe em 2014;
- Classe E: Extinta;
- Classe B: Crescerá em 6 milhões de consumidores.
Critério de Classificação
Cada instituto tem o seu próprio critério, e normalmente baseiam-se em uma ou mais variáveis listadas abaixo:
- renda;
- nível de instrução;
- local onde mora;
- o que consome;
- o que possui.
Critério da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.
- posses ( o que possui);
- grau de instrução.
Consumo na Classe C
O primeiro fator a ser considerado em relação ao consumo da Classe C é que ela é extremamente heterogênea, visto que: os pais tem menos anos de instrução e vêm de outra realidade; os filhos estão nas faculdades particulares e têm acesso à internet; compras baseadas no perfil de consumo das classes do topo da pirâmide não são mais o paradigma; estamos na fase de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade da informação, na qual o capital humano será o principal.
Essa classe emergente está experimentando alguns produtos e serviços pela primeira vez.
A Classe C compra menos produtos com descontos do que a Classe A. Nesta, 37% dos entrevistados consomem mercadorias com preço 10% inferior à média de mercado, enquanto naquela esse percentual é de 34%.
Os consumidores da nova classe média preferem marcas conhecidas e produtos de qualidade.
Entre 2002 e 2010:
- O percentual da renda gasta, passou de 22,8% para 32,18%, com eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e materiais de construção.
- As despesas com alimentação caiu de 24,7% para 19,5%.
Poder de Consumo da Classe C – R$ 881,2 bilhões por ano:
- Salário;
- Crédito;
- 60% dos cartões de crédito estão com esse estrato social;
- além de outros meios de obter crédito.
- Benefícios.
Fatores Responsáveis por essas mudanças:
- Programas de transferências de renda;
- Educação;
- “Subir na vida para essas pessoas é ter educação e estar empregado.”, Marcelo Neri;
- O gasto da Classe C com educação passou de 1,8 bilhão de reais em 2002 para 15,7 bilhões de reais em 2009, uma variação de 872%;
- Mais da metade dos alunos da rede privada de ensino são da classe emergente, sendo mais exato 51,28%.
- A Classe A gastava 9,5 bilhões de reais com educação em 2002, e aumentou para 34,4 bilhões de reias os gastos com educação. Essa classe ainda gasta quase o dobro dos consumidores emergentes.
- Trabalho formal.
Fatores Responsáveis por essas mudanças, em números:
- A renda indivudual do brasileiro cresceu 3,8%, entre 2003 e 2009;
- Os anos de estudos aumentaram em 5,19%, enquanto entre as pessoas do estrato mais rico da sociedade, esse aumento não atingiu 1%;
- 44% dos jovens que fazem cursos superior pertencem à Classe C.
De acordo com Marcel Neri, da FGV, essa migração é sustentável, pois é uma mudança estrutural.
Correlação entre anos de estudo e renda
Numa família em que todos têm no máximo o ensino médio, a renda mensal está em R$ 1.659,99, enquanto nas famílias com alguém com graduação a renda sobe para R$ 4.269,05.
Dados do IBGE.
Classe B – Estudo da consultoria Ativa.
- 6 milhões de pessoas irão ascender da Classe C para Classe B até o final de 2012;
- O estrato social B será a cada ano mais refinada em termos de consumo;
- Daqui a 5 anos, os emergentes terão o mesmo padrão de consumo que a segunda classe social mais abastada tinha em 2008;
- A diferença entre os gastos da C e da B é a distribuição dos gastos extras. Essa utiliza o dinheiro extra com assistência médica, compra de carro novo e serviços pessoais.
- Segundo o estudo da Ativa, algumas empresas terão grandes possibilidades de aumentar os lucros com o consumidor da classe B, e essas são: Renner, Natura, B2W e Pão de Açúcar, com a marca Ponto Frio.
Potencial de Consumo
Concentração de Renda
- Os 10% mais pobres se apropiam de 1,1% da renda total gerada;
- Os 10% mais ricos absorvem 43% dessa mesma renda.
- Dados do Banco Mundial.
Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 02 de janeiro de 2011, do caderno de Economia, com o títulos: “Expansão da renda altera a pirâmide social e tende a extinguir a classe E” e subtítulo: “Economistas apontam como tendência para o ano de 2011 a continuidade do crescimento da classe C, que já é maioria na população”; segunda matéria com o título: “Pai pedreiro, filho vendedor, neto doutor.”, com subtítulo: “Diploma e emprego formal são principais símbolos de transformação da chamada ‘nova classe média’, segundo Marcelo Neri, da FGV.”; a terceira matéria tem título: “Classe C movimenta R$ 880 bilhões por ano no Brasil”. Matérias da jornalista Naiana Oscar, das págs. B1 e B4. Comentários em azul do autor do blog.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
4 Tendências Internacionais
- Pressão por Recursos Naturais;
- Crescimento dos Mercados Emergentes;
- Explosão e convergência de novas tecnologias;
- Envelhecimento da população.
“Mark Spelman, o líder global da área de Estratégia da Accenture, falará, durante o Word Economic Forum, sobre o impacto de 4 tendências mundiais:(…)”
Nota do jornal O Estado de S. Paulo de 27 de abril de 2011, do caderno de Economia & Negócios, com o título: “Quatro tendências internacionais de crescimento”. Jornalista Renato Cruz, na pág. B18.
4 Tendências que se fortalecerão em 2011 no Brasil
- Produtos Saudáveis;
- Ruffles Fit.
- Produtos Semi-prontos;
- Sucos de caixinha,
- Molhos,
- Hambúrgures.
- Sustentabilidade;
- Omo Líquido, que é mais concentrado e resulta numa economia real de água para o cliente e para a empresa.
- Aumento do consumo de Produtos Premium.
- Produtos com atributos extras;
- O consumo de Alvejantes com cloro cresceu 8% entre outubro de 2009 e outubro de 2010, enquanto os Alvejantes sem cloro tiveram 24,4% de aumento de vendas para o mesmo período.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 27 de dezembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Nas prateleiras, o apelo saudável.” e subtítulo: “As tendências de comportamento do consumidor que surgiram nos últimos anos e devem se fortalecer em 2011.”, na pág. N4. Matéria das jornalistas Aiana Freitas e Melina Costa.
PIB Regional e Poder de Compra
Gráfico | PIB Regional 2005 vs 2008
A região do País com maior PIB continua sendo o Sudeste, que em 2008, tinha um PIB de R$ 1,698 bilhão, portanto correspondendo a 56% do PIB brasileiro. No entanto, foi a região que menos cresceu, e apresentou 39,9% de crescimento, entre os anos de 2005 e 2008.
As regiões que mais cresceram no período estudado, em termos de riqueza, foram Centro-Oeste (46,7%), Norte (45,3%) e Nordeste (41,7%), valor este bem próximo da variação do PIB Nacional, que foi de 41,2%.
Gráfico | Rendimento Mensal 2005 vs 2009
A região Sudeste, em 2005, era a que tinha a população com maior renda mensal, R$ 641, mas perdeu a dianteira do ranking de rendimento para as regiões Sul e Centro-Oeste, que tiveram R$ 901 e R$ 899 de renda por mês em 2009.
Avaliando-se a variação, o rendimento mensal do brasileiro foi de R$ 525 em 2005, para R$ 745 em 2009, um avanço de 42%.
Norte e Nordeste continuam na lanterninha quando avaliamos a renda mensal, que está ainda bem abaixo da média nacional. Esta diferença aumentou de R$ 148 para R$ 196, para a região Norte, e de R$ 217 para R$ 268, para a região Nordeste. Esta é a região que tem a maior diferença de renda em comparação com a média brasileira. Mas há uma ótima notícia, o Nordeste foi a região que apresentou o maior aumento de renda mensal, com variação de 55%, e 7 pontos percentuais acima da segunda maior variação em termos de renda por mês, que foi do Centro-Oeste, com aumento de renda de 48%, no período de 2005 e 2009.
Dados do jornal O Estado de S. Paulo de 27 de dezembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Interior do País revela as novas promessas” e subtítulo: “Com o crescimento das economias do Norte e Nordeste, grupos regionais ganham relevância no meio empresarial. À caça desses bons negócios, fundos já gastam até 30% do orçamento em viagens.”, pág N3. Matéria da jornalista Naina Oscar, e comentários em azul do autor do blog.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Estratégia de diversifiação da Bombril
Família Fundadora: Sampaio Ferreira
Presidente do Conselho de Administração: Ronaldo Sampaio Ferreira
Números
Previsão para o faturamento de 2010: R$ 1,2 bilhão
Investimento feito na linha de produtos ecológicos, em 2010: R$ 7 milhões
Investimento em marketing para 2011: R$ 70 milhões.
Gráfico | Portfólio
A Bombril prevê aumentar em 70 o número de produtos de limpeza; e inserir 120 produtos de higiene e cuidado pessoal no segundo trimestre de 2011.
Gráfico | Market Share e Posição no Ranking Nacional
Estratégias
- Ser empresa-referência em limpeza doméstica, em 2011;
- Adquirir empresas concorrentes:
- Motivações:
- Por representar um concorrente a menos;
- Agregar know-how.
- Por representar um concorrente a menos;
- Motivações:
- Diversificação: entrar com novos produtos em um novo mercado:
- Novos produtos:
- Xampus;
- Condicionadores;
- Hidratantes;
- Outros produtos de mesmo gênero;
- Produtos para cuidados de animais domésticos;
- Produtos para limpeza de automóveis
- Xampus;
- Novos mercados:
- Mercado de Higiene Pessoal;
- Mercado de Limpeza Automotiva;
- Mercado de Petcare.
- Mercado de Higiene Pessoal;
- Desenvolvimento de Produtos: novos produtos para o mesmo mercado:
- Alvejante sem cloro, linha Vantage;
- Cera para pisos, móveis e calçados, linha Q’Brilho.
Segundo pesquisa qualitativa realizada com um grupo de consumidoras de São Paulo.
Forças
- O detergente Limpol teve muitos elogios à qualidade do produto;
- Tem a marca mais lembrada, anualmente, pelos brasileiros na categoria de esponjas de aço;
- A Bombril tem uma imagem de qualidade indiscutível;
- Boa distribuição no varejo.
- Desconhecimento de produtos sobre o guarda-chuva Bombril:
- As consumidoras se mostraram surpresas quando foram avisadas que o detergente Limpol era da Bombril.
Oportunidades:
- O mercado de higiene pessoal movimenta em torno de R$ 2,4 bilhões de reais anualmente, http://almirfb.blogspot.com/2010/07/mercado-de-higiene-pessoal.html;
- Com o aumento da renda dos brasileiros, as famílias passaram a consumir mais produtos de higiene e beleza e de limpeza e também estão diversificando a cesta de compras.
- Presença de empresas transnacionais com tradição, capital, liderança de mercado e excelente know-how sobre o mercado de higiene e cuidados pessoais:
- Procter&Gamble;
- Unilever;
- Johnson&Johnson;
- Entre outras.
- “A extensão de marca só funciona se o produto for atrativo, se houver viabilidade industrial para fabricá-lo e, principalmente, se o consumidor acreditar que ela é capaz de fazer aquele produto”.
- “(…), a Bombril gera, de maneira geral, uma percepção de tradição, credibilidade e eficiência.”.
- Pessoalmente, acho arriscado demais querer associar a marca Bombril com produtos de higiene e beleza pessoal, ou até mesmo com produtos de Petcare. Acharia melhor que para esses dois mercados, fosse lançado uma nova marca.
- A comunicação de 2011 será feita por 3 atrizes de programas humorísticos. Ao meu ver, seria interessante também colocar atores, já que na sociedade atual o homem tem participado mais das tarefas domésticas e seria até uma boa inovação, apesar de já termos o Carlos Moreno. Mas este já podemos considerar um Embaixador da Marca.
- Segundo o presidente do conselho administrativo da Bombril, Ronaldo S. Ferreira, o nome Bombril será colocado discretamente na parte de trás da embalagem, e não com destaque e na parte da frente do produto, como é feito com os itens de limpeza;
- Ainda segundo Ronaldo S. Ferreira, a empresa acredita que com o tempo, as pessoas vão acabar achando isso normal. A idéia é que as consumidores se acostumem aos poucos com isso.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Maiores PIBs Municipais de 2008 e a perda de participação no PIB do município de SP
A cidade de São Paulo tem perdido participação no PIB nacional, devido aos seguintes fatores:
- serviços financeiros;
- alguns segmentos industriais tem saído da cidade;
- os segmentos de transformação, como:
- metalurgia;
- produtos farmacêuticos;
- máquinas para escritório;
- e equipamentos de informática;
- têm apresentado queda de crescimento;
- metalurgia;
- a indústria paulista é complexa e interligada a diversos setores, portanto se um não vai bem, há um efeito dominó;
- a falta de terrenos na cidade também contribui para essa perda de importância dentro do PIB do Brasil, levando muitas empresas à instalarem suas fábricas em outras cidades.
A cidade de São Paulo passou de 14,2% de participação no PIB do Brasil para 11,8% em 2008, portanto uma perda de 2,4 pontos percentuais em 9 anos.
Gráfico | Os municípios com os 10 maiores PIBs em Bilhões de R$ em 2008
O PIB paulista é 2,31 vezes maior do que o PIB da cidade do Rio de Janeiro, e o PIB deste é 1,32 vezes maior do que o PIB do Distrito Federal, já este tem um PIB 2,71 vezes maior do que o PIB de Curitiba, quarta colocada no ranking de maiores PIBs em bilhões de R$.
A diferença de concentração dos PIBs começa a diminuir quando comparamos o PIB mineiro com o PIB da capital do Paraná, isso entre as 10 cidades mais ricas do país.
Gráfico | Participação dos 10 municípios com os maiores PIBs em Bilhões de R$ em 2008
As 10 cidades mais ricas do Brasil concentram quase 1/3 da riqueza do país, sendo mais específico são 29,35% do PIB.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 11 de dezembro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “São Paulo perde fatia no PIB mnicipal” e subtítulo: “Entre 2007 e 2008, capital paulista perdeu 0,4 ponto percentual, de acordo com o IBGE. Matéria do jornalista Glauber Gonçalves, na pág. B4 e comentários em azul do autor do blog.