A Empresa | Samsung
- Sul-Coreana;
- Faturou US$ 116,8 bilhões em 2008;
- Investe entre 8% e 9% do faturamento em P&D, o que dá mais ou menos US$ 9,3 bilhões;
- Inaugurou a pouco tempo uma fábrica em Manaus que ocupa mais de 100 mil metros quadrados;
- Fabrica produtos de consumo refinados;
- Atua nos segmentos de :
- Eletrônicos de Consumo:
- Televisores LCD, LED etc;
- Aparelhos de celular;
- Tocadores de blu-ray;
- E outros.
- Tecnologia de Base;
- Display de painéis planos (as telas finas, como as de LCD);
- Memórias;
- Semi-condutores.
Características do Segmento de Eletrônicos de Consumo
- Os produtos se tornam ultrapassados pouco tempo após o lançamento;
- Necessidade de mostrar o pioneirismo tecnológico;
- Segundo o vice-presidente da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung do Brasil, José Fuentes Molinero Jr, “No momento em que o consumidor pendura uma TV na parede, ela já está obsoleta.”
Estratégias para chegar à frente da concorrência
- Agilidade na criação;
- Rapidez no lançamento;
- Veloz na distribuição;
- Muito investimento em P&D;
- Inovar a uma velocidade superior à do mercado;
- Ter uma boa equipe de criação;
- Parceria nos lançamentos de produtos com varejo e operadoras de celular;
- Agressividade comercial.
O poder de inovação da Samsung
- Somente no Br, em 2010, foram lançados 124 produtos na área de eletrôncos;
- O Galaxy Tab, considerado o único real concorrente do IPad, foi lançado em fevereiro na Coreia do Sul, março nos Estados Unidos e em abril aqui no Brasil.
Imagem da Samsung
- Ótima em design;
- Atua sempre com tecnologia de ponta;
- Mas seus produtos ainda não são objetos de desejo;
- A empresa ainda não consegue fazer com que seus produtos se tornem definidores de categorias.
Brasil
- Market Share
- 1ª no mercado de televisores de LCD, LED e tocadores de blu-ray;
- 2ª no mercado de câmeras fotográficas e celulares.
- Crescimento
- no primeiro semestre de 2010 a empresa cresceu 50%;
- a empresa projetou crescimento de 80% no segundo semestre de 2010;
- Mercado potencial bastante grande:
- Estabilidade da economia;
- Público consumidor ávido por tecnologia.
- Não pretende diversificar os produtos a fim de atingir o mercado consumidor que mais cresce no país, que é a Classe C.
Planos Futuro
- Linha Branca no Brasil, até 2012:
- Refrigeradores;
- Fogões;
- Lavadoras de roupa.
- Software;
- Aplicativos.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 6 de dezembro de 2009, do caderno de Negócios, com o título: “Na Samsung, o que vale é chegar antes”, e subtítulo: “Empresa lançou, em média, quae 3 produtos por semana no País neste ano, entre eles o Galaxy Tab, único concorrente à altura do IPad”, da jornalista Aiana Freitas.
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