terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mercado de Eletrônicos de Consumo | Samsung

A Empresa | Samsung

  • Sul-Coreana;
  • Faturou US$ 116,8 bilhões em 2008;
  • Investe entre 8% e 9% do faturamento em P&D, o que dá mais ou menos US$ 9,3 bilhões;
  • Inaugurou a pouco tempo uma fábrica em Manaus que ocupa mais de 100 mil metros quadrados;
  • Fabrica produtos de consumo refinados;
  • Atua nos segmentos de :
    • Eletrônicos de Consumo:
      • Televisores LCD, LED etc;
      • Aparelhos de celular;
      • Tocadores de blu-ray;
      • E outros.
    • Tecnologia de Base;
      • Display de painéis planos (as telas finas, como as de LCD);
      • Memórias;
      • Semi-condutores.

Características do Segmento de Eletrônicos de Consumo

  • Os produtos se tornam ultrapassados pouco tempo após o lançamento;
  • Necessidade de mostrar o pioneirismo tecnológico;
  • Segundo o vice-presidente da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung do Brasil, José Fuentes Molinero Jr, “No momento em que o consumidor pendura uma TV na parede, ela já está obsoleta.”

Estratégias para chegar à frente da concorrência

  • Agilidade na criação;
  • Rapidez no lançamento;
  • Veloz na distribuição;
  • Muito investimento em P&D;
  • Inovar a uma velocidade superior à do mercado;
  • Ter uma boa equipe de criação;
  • Parceria nos lançamentos de produtos com varejo e operadoras de celular;
  • Agressividade comercial.

O poder de inovação da Samsung

  • Somente no Br, em 2010, foram lançados 124 produtos na área de eletrôncos;
  • O Galaxy Tab, considerado o único real concorrente do IPad, foi lançado  em fevereiro na Coreia do Sul, março nos Estados Unidos  e em abril aqui no Brasil.

Imagem da Samsung

  • Ótima em design;
  • Atua sempre com tecnologia de ponta;
  • Mas seus produtos ainda não são objetos de desejo;
  • A empresa ainda não consegue fazer com que seus produtos se tornem definidores de categorias.

Brasil

  • Market Share
    • 1ª no mercado de televisores de LCD, LED e tocadores de blu-ray;
    • 2ª no mercado de câmeras fotográficas e celulares.
  • Crescimento
    • no primeiro semestre de 2010 a empresa cresceu 50%;
    • a empresa projetou crescimento de 80% no segundo semestre de 2010;
  • Mercado potencial bastante grande:
    • Estabilidade da economia;
    • Público consumidor ávido por tecnologia.
  • Não pretende diversificar os produtos a fim de atingir o mercado consumidor que mais cresce no país, que é a Classe C.

Planos Futuro

  • Linha Branca no Brasil, até 2012:
      • Refrigeradores;
      • Fogões;
      • Lavadoras de roupa.
  • Software;
  • Aplicativos.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 6 de dezembro de 2009, do caderno de Negócios, com o título: “Na Samsung, o que vale é chegar antes”, e subtítulo: “Empresa lançou, em média, quae 3 produtos por semana no País neste ano, entre eles o Galaxy Tab, único concorrente à altura do IPad”, da jornalista Aiana Freitas.

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