segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Blackberry e os adolescentes

Os aparelhos Blackberry, que são voltados para executivos e empresários, estão conquistando os jovens e pelo mesmo motivo que conquistou o ambiente corporativo, que é: estar conectado 24 horas. Os empresários e executivos usam os smartphones para estarem conectados à empresa e os adolescentes para ficarem conectados aos amigos.

Desejos dos clientes Blackberry

  • Ficar conectado 24 horas;
  • Acesso rápido a e-mails;
  • Estar sempre disponível e acessível.

Novo produto desenvolvido pela RIM dona da Blackberry - BBM

  • Blackberry Messenger, que é conhecida pelos íntimos, como: BBM;
  • É uma espécie de rede social com comunicador instantâneo, um Facebook com  MSN;
  • Esse produto foi desenvolvido para os executivos e empresários, mas caiu na graça dos filhos, os adolescentes;
  • A troca de mensagem é feita apenas entre proprietários do aparelho e para se comunicar eles adicionam uns ao outros à lista de amigos;
  • O serviço é gratuito.

A mudança e a descoberta dos novos clientes pela empresa 

A empresa contratou consultorias para mapear os perfis dos clientes e acabou descobrindo que os adolescentes e jovens adotaram o blackberry.

Gráfico | Participação dos novos clientes Blackberry

Perfil dos Clientes Backberry RIM

Perfil do novo segmento de mercado dos consumidores RIM | Blackberry

  • Adolescentes;
  • Jovens;
  • Viajados;
  • Com amigos fora do país;
  • Classe A;
  • Descobriram o aparelho em casa, brincando no telefone dos pais.

Estratégias para o novo segmento

  • Personalização dos serviços;
  • Personalização do aparelho, com possibilidade de levar para a tela principal os ícones mais acessados, como redes sociais;
  • Desenvolver em parceria com outras empresas, aplicativos interessantes para esses consumidores.

Meta

  • Chegar a 100 milhões de assinantes nos próximos 2 anos.

Gráfico | Assinantes hoje e amanhã

Milhões de clientes RIM Blackberry

Líder no mercado latino americano

  • Os smartphones da marca Blackberry, segundo a empresa de pesquisas IDC, no 1º trimestre deste ano, está com 39% de participação de mercado.

Concorrência

  • Os Iphones da Apple, que são um concorrente de peso, tem um ponto negativo, os altos preços que é em média US$ 700, o que afasta alguns clientes potenciais.
  • *Clientes potenciais são aqueles que desejam ou necessitam o produto e possuem dinheiro e acesso ao produto.

Estratégia da RIM para o Brasil

  • No início do ano, a RIM fechou acordo com a Flextronics para instalar no Brasil sua primeira fábrica fora do México, na América Latina.

Motivos para a RIM fabricar seus smartphones no Brasil

  • O mercado de telefones inteligentes no país dobrou nos últimos anos;
  • As tarifas de importação podem chegar até 30% do valor do aparelho.

Características comportamentais | Blackberry RIM – Comentários do autor do blog

  • Como os smartphones da marca Blackberry são caros, há um grande status para quem possui um. O modelo mais simples, o Curve custa US$ 340, e é vendido no Brasil por R$ 586;
  • O serviço BBM de troca de mensagens só é feita entre os proprietários dos aparelhos Blackberry da RIM, o que dá a exclusividade ao serviço;
  • Vemos que há duas características nos smartphones da Blackberry que a classe A deseja e possui: Status e Exclusividade;
  • E aí, que fazer parte do meu clube? Quer fazer parte da meu seleto círculo de amizade?

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 21 de novembro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Blackberry vira moda entre os jovens”, com o subtítulo: “Aparelho, popular entre empresários e executivos, conquistou os filhos deles”, da jornalista Naiana Oscar, pág B18.

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