quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Consumidor de baixa renda é o mais otimista.

Índice de Confiança do Consumidor feito pela Fundação Getúlio Vargas entre os dias 4 e 21 de janeiro com 2.000 famílias, mostra aumento de otimismo de 0,6%, ante queda de 2,4% em dezembro.

Veja gráfico do ICC por faixa de renda:
Segundo a FGV, a intenção de compra de bens duráveis é a pior dos últimos 8 meses, mas na faixa de renda até R$ 2.100, há alta intenção de compra de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, já que os consumidores de alta renda estão endividados com as compras desses produtos e a baixa renda ainda não saciou essa vontade.

O otimismo das pessoas que estão na faixa de renda mais baixa se deve aos seguintes fatores:
  • Previsão de inflação controlada;
  • Aumento do salário mínimo;
  • Melhora no mercado de trabalho. 
As grandes redes varejistas irão manter os preços com isenção de IPI por 30 a 45 dias a mais, já que os estoques são para 30 a 45 dias. No dia 31 de janeiro terminará a isenção de IPI para linha branca.

 
Dados do jornal O Estado de São Paulo de 27 de janeiro de 2010, no caderno de Economia, com os títulos: “Mais pobres e mais confiantes.” E “Volta do IPI não será repassada de imediato.”

sábado, 23 de janeiro de 2010

Brasil será a 5ª maior economia em 2013.

De acordo com a PwC, em 2013 o Brasil terá ultrapassado a Alemanha, Reino Unido e França em valor de PIB.

Em 2019, a soma do PIB do E7 será igual ao PIB conjunto do G7.

Até 2020 o PIB do E7 (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia) será maior do que o do G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália).

Em 2030 o top 10 global do ranking de PIB será:

1º. China;

2º. Estados Unidos;

3º. Índia;

4º. Japão;

5º. Brasil;

6º. Rússia;

7º. Alemanha;

8º. México;

9º. França;

10º. Reino Unido.

A PwC diz que o crescimento e a exposição internacional obtida com a Copa do Mundo de 2014 e com as Olimpíadas de 2016 serão fatores de alavancagem da economia brasileira.

Rússia e Índia contarão com, superpoderes na área de energia e crescimento demográfico, respectivamente.

As projeções da PriceWaterHouseCoopers consideraram o ritmo de crescimento e a valorização média das moedas.

Dados do jornal O Estado de São Paulo de 22 de janeiro de 2010, do caderno de economia, da matéria “Estudo aponta o Brasil como a 5ª economia em 2013.”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart vão investir mais no Norte e Nordeste.

Planos do Pão de Açúcar:
  • investir R$ 5 bilhões até 2012;
  • foco dos investimentos será o Nordeste;
  • a expansão se dará nas bandeiras Extra fácil e Extra Supermercado, que são lojas de vizinhança;
  • a rede Assai também será uma das bandeiras na qual os investimentos serão concentrados.
Planos do Carrefour:
  • investimento de R$ 2,5 bilhões entre 2010 e 2011;
  • o investimento será para a expansão na região Norte e Nordeste;
  • a bandeira Atacadão receberá a maior parte desse investimento;
  • entre janeiro e março deste ano, será aberto um novo centro de distribuição em Manaus;
  • a rede Carrefour já vê ganhos com o aumento de renda das classes C e D.
Planos do Walmart:
  • investimento de R$ 2,2 bilhões em 2010;
  • abertura de 104 lojas, sendo que a maioria será das bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado).
Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 21 de janeiro de 2010, no caderno de economia, com os títulos: "Pão de Açúcar vai investir R$ 5 bi até 2012." e "Carrefour planeja investir R$ 2,5 bi em dois anos.".

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sustentabilidade na pauta do dia de um dos principais varejistas e das maiores multinacionais de bens de consumo.

Walmart Brasil lidera o programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta e colocará em suas gôndolas produtos desenvolvidos para terem menor impacto no meio ambiente durante o seu ciclo de vida.

Os dez primeiros fornecedores do Walmart que já vão ter seus produtos são:
  • 3M;
  • Cargill;
  • Coca-Cola Brasil;
  • Colgate-Palmolive;
  • Johnson & Johnson;
  • Nestlé;
  • Pepsico;
  • Procter & Gamble;
  • Unilever;
  • E a marca própria do Walmart – TopMax.
Os próximos da lista são:
  • AmBev;
  • Bunge;
  • L’Oreal;
  • Cadbury;
  • Danone;
  • Kimberly-Clark;
  • Reckitt-Benckiser;
  • Santher;
  • Mars Brazil;
  • Whirlpool;
  • Sara Lee;
  • Philips.

Notícia do jornal O Estado de São Paulo de 20 de janeiro de 2010, do caderno de economia, com o título: “Produtos sustentáveis nas gôndolas do Walmart”.

Kraft compra a Cadbury e se torna a maior fabricante de chocolates do mundo.

O conselho de administração da Cadbury finalmente resolveu aceitar a proposta da Kraft de US$ 19,5 bilhões pelo controle acionário da empresa, e para a consolidação da compra, falta somente os acionistas aprovarem a venda.


A união das duas companhias produzirá uma economia de US$ 675 milhões após três anos de operação conjunta. E o valor da compra foi de 13x o Ebtida da Cadbury.


As companhias agora serão lideres mundiais em doces e chocolates e tem portfólios complementares, sem sobreposição.



Números da Kraft:
  • Presente em 150 países;
  • 98 mil funcionários;
  • Consumida em 90% dos lares norte-americanos;
  • Segunda do mundo no mercado de goma de mascar;
Portfólio: 
  • Milka;
  • Nabisco;
  • Oreo;
  • Philadelphia;
  • Toblerone;
  • Lacta;
  • Club Social;
  • Trakinas;
  • Tang;
  • Royal.


Números da Cadbury:
  • Presente em 60 países;
  • 45 mil funcionários; 
  • Presença forte nos seguintes países:
    • Argentina;
    • Rússia
    • Brasil
    • México
    • Venezuela;
  • 70% do mercado de gomas de mascar no Br;
  • Portfólio:
    • Trident
    • Clorets
    • Bubbaloo
    • Chiclets;
    • Halls.


Segundo Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Balas e Derivados (Abicab):
  • O mercado nacional tem crescido muito;
  • Os investimentos têm aumentando ano a ano;
  • O país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de consumo de balas e chocolates;
  • Existem 85 empresas nesse segmento;
  • O consumo per capita é baixo;
  • 85 milhões de brasileiros são consumidores dos produtos desse setor (190 milhões é a população do Brasil). 
Notícias do jornal O Estado de São Paulo de 20 de janeiro de 2010, do caderno de Economia, com o título: “Kraft fecha compra da Cadbury por US$ 19,5 bi.”, “No Brasil, empresas lideram em balas e gomas.”.

Telefonia Celular, dados de 2009.

O número de telefones celulares aumentou 15,47% em relação a 2008, chegando a 173,9 milhões de telefones em operação, sendo que 82,55% são contas pré-pagas.

 


As vendas de dezembro foram as melhores de todo o ano de 2009, pois somaram 4,2 milhões de aparelhos.
 
Em 5 estados já existem mais de um celular para cada habitante:
  • São Paulo (Sudeste);
  • Rio de Janeiro (Sudeste);
  • Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste);
  • Rio Grande do Sul (Sul);
  • Distrito Federal (Centro-Oeste).
O grande destaque ficou para a banda larga móvel, que triplicou de tamanho, chegando a 8,66 milhões.



A Vivo mantém a liderança na participação de mercado e a tecnologia dominante é a GSM com 90% dos celulares.



Notícia do jornal O Estado de São Paulo do dia 20 de janeiro de 2010, do caderno de economia, com o título: “País fecha o ano com 15,47% mais celulares.” E dados da Anatel.

Mudança do perfil demográfico do Brasil.

Em 40 anos, a quantidade de pessoas com mais de 65 anos irá quadruplicar.

Jornal O Estado de São Paulo, entrevista com Raul Velloso, "É preciso reformar o sistema.", no caderno de economia do dia 20 de janeiro de 2010.