terça-feira, 9 de agosto de 2011

IPCA

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Fonte: O Estado de São Paulo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Classes C e D serão quase 80% da população em 2014 e a Classe B ganhará 6 milhões.

 

Nova pirâmide social brasileira

Pirâmide Social Brasileira em 2014

Transformações (2004 – 2009)

  1. Classe A: Estagnada;
  2. Classe B: Crescimento Moderado;
  3. Classe C: Crescimento Vertiginoso;
  4. Classes D e E: Redução.

 

Evolução da Pirâmide Social Brasileira

Tendências:

  1. Classe C: 60% da população, em 2014;
  2. Classe C: 115 milhões de habitantes pertencerão a essa classe em 2014;
  3. Classe E: Extinta;
  4. Classe B: Crescerá em 6 milhões de consumidores.

Critério de Classificação

Cada instituto tem o seu próprio critério, e normalmente baseiam-se em uma ou mais variáveis listadas abaixo:

  • renda;
  • nível de instrução;
  • local onde mora;
  • o que consome;
  • o que possui.

Critério da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.

  1. posses ( o que possui);
  2. grau de instrução.

Consumo na Classe C

O primeiro fator a ser considerado em relação ao consumo da Classe C é que ela é extremamente heterogênea, visto que: os pais tem menos anos de instrução e vêm de outra realidade; os filhos estão nas faculdades particulares e têm acesso à internet; compras baseadas no perfil de consumo das classes do topo da pirâmide não são mais o paradigma; estamos na fase de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade da informação, na qual o capital humano será o principal.

Essa classe emergente está experimentando alguns produtos e serviços pela primeira vez.

A Classe C compra menos produtos com descontos do que a Classe A. Nesta, 37% dos entrevistados consomem mercadorias com preço 10% inferior à média de mercado, enquanto naquela esse percentual é de 34%.

Os consumidores da nova classe média preferem marcas conhecidas e produtos de qualidade.

Entre 2002 e 2010:

  • O percentual da renda gasta, passou de 22,8% para 32,18%, com eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e materiais de construção.
  • As despesas com alimentação caiu de 24,7% para 19,5%.

Poder de Consumo da Classe C – R$ 881,2 bilhões por ano:

  • Salário;
  • Crédito;
    • 60% dos cartões de crédito estão com esse estrato social;
    • além de outros meios de obter crédito.
  • Benefícios.

Fatores Responsáveis por essas mudanças:

  1. Programas de transferências de renda;
  2. Educação;
    1. “Subir na vida para essas pessoas é ter educação e estar empregado.”, Marcelo Neri;
    2. O gasto da Classe C com educação passou de 1,8 bilhão de reais em 2002 para 15,7 bilhões de reais em 2009, uma variação de 872%;
    3. Mais da metade dos alunos da rede privada de ensino são da classe emergente, sendo mais exato 51,28%.
    4. A Classe A gastava 9,5 bilhões de reais com educação em 2002, e aumentou para 34,4 bilhões de reias os gastos com educação. Essa classe ainda gasta quase o dobro dos consumidores emergentes.
  3. Trabalho formal.

Fatores Responsáveis por essas mudanças, em números:

  1. A renda indivudual do brasileiro cresceu 3,8%, entre 2003 e 2009;
  2. Os anos de estudos aumentaram em 5,19%, enquanto entre as pessoas do estrato mais rico da sociedade, esse aumento não atingiu 1%;
  3. 44% dos jovens que fazem cursos superior pertencem à Classe C.

De acordo com Marcel Neri, da FGV, essa migração é sustentável, pois é uma mudança estrutural.

Correlação entre anos de estudo e renda

Numa família em que todos têm no máximo o ensino médio, a renda mensal está em R$ 1.659,99, enquanto nas famílias com alguém com graduação a renda sobe para R$ 4.269,05.

Dados do IBGE.

Classe B – Estudo da consultoria Ativa.

  1. 6 milhões de pessoas irão ascender da Classe C para Classe B até o final de 2012;
  2. O estrato social B será a cada ano mais refinada em termos de consumo;
  3. Daqui a 5 anos, os emergentes terão o mesmo padrão de consumo que a segunda classe social mais abastada tinha em 2008;
  4. A diferença entre os gastos da C e da B é a distribuição dos gastos extras. Essa utiliza o dinheiro extra com assistência médica, compra de carro novo e serviços pessoais.
  5. Segundo o estudo da Ativa, algumas empresas terão grandes possibilidades de aumentar os lucros com o consumidor da classe B, e essas são: Renner, Natura, B2W e Pão de Açúcar, com a marca  Ponto Frio.

Potencial de Consumo

 

Potencial de Consumo por classe social

Concentração de Renda

  • Os 10% mais pobres se apropiam de 1,1% da renda total gerada;
  • Os 10% mais ricos absorvem 43% dessa mesma renda.
  • Dados do Banco Mundial.

Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 02 de janeiro de 2011, do caderno de Economia, com o títulos: “Expansão da renda altera a pirâmide social e tende a extinguir a classe E” e subtítulo: “Economistas apontam como tendência para o ano de 2011 a continuidade do crescimento da classe C, que já é maioria na população”; segunda matéria com o título: “Pai pedreiro, filho vendedor, neto doutor.”, com subtítulo: “Diploma e emprego formal são principais símbolos de transformação da chamada ‘nova classe média’, segundo Marcelo Neri, da FGV.”; a terceira matéria tem título: “Classe C movimenta R$ 880 bilhões por ano no Brasil”. Matérias da jornalista Naiana Oscar, das págs. B1 e B4. Comentários em azul do autor do blog.