segunda-feira, 7 de março de 2011

Índices Econômicos do 3º TRIM|2010 – Parte III. PIB Brasil e demais economias.

O crescimento do PIB Brasileiro do ano passado foi o 3º maior dos últimos 30 anos.

Gráfico | Recordes de Crescimento do PIB Brasil

Recordes de Crescimento do PIB do Brasil

O PIB brasileiro de 2010 cresceu 7,5%, e foi puxado novamente pela demanda interna.

Gráfico | Ranking de países | Projeção de crescimento do PIB, segundo o FMI

Ranking de países Projeção de crescimento do PIB, segundo o FMI

O Brasil teve o 3º maior crescimento de PIB entre os BRICs, e provavelmente, a Argentina terá a mesma variação, segundo o FMI.

Os países desenvolvidos apresentarão crescimento bem abaixo dos BRICs, sendo que a Alemanha, segundo o FMI, irá ter o maior crescimento entre os desenvolvidos, com 3,3%, seguido de perto pela economia japonesa, com 2,8%.

Na outra ponta, a Grécia terá queda de 4% no PIB, seguida de perto pela Espanha e Irlanda, com queda de 0,3%. Entre os PIGS, somente o Portugal apresentará variação positiva, de acordo com as projeções do FMI. A economia portuguesa crescerá meros 1,1%. Ela crescerá menos que a União Europeia, que irá crescer 1,7%.

França e Reino Unido também não terão crescimento expressivo. Os ingleses crescerão a mesma taxa da UE, 1,7% e os franceses, irão ter variação positiva do PIB em 1,6%, bem próxima ao crescimento econômico da União Europeia.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 10 de dezembro de 2010, do caderno de economia, com o título: “Indústria cai 1,3% e freia o PIB no 3º trimestre”, com subtítulo: “Economia cresce 0,5%, brecada pela disparada das importações. Mas deve fechar 2010 com maior alta em 25 anos, de 7,5% a 8%”. Matéria do jornalista Fernando Dantas, pág. B3.

Comentários em azul do autor do blog, e PIB Brasil dado oficial do IBGE de sexta-feira, 4 de março de 2011, do jornal O Estado de S. Paulo, caderno de Economia.