sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mercado de Máquina Residencial de Café Expresso

A Nestlé irá lançar no final deste mês uma versão compacta da máquina de café expresso Dolce Gusto.

Novo produto
  • Máquina compacta de café expresso da linha Dolce Gusto;
  • A nova máquina de café expresso se chamará Dolce Gusto Picollo;
  • Voltada para os jovens consumidores e para os consumidores emergentes;
  • O preço da Dolce Gusto Picollo será de R$ 299;
  • Lançamento neste final de mês/começo de dezembro tendo em vista o Natal.
Preços das máquinas de café expresso da Nestlé

Máquinas de Café Expresso - Nestlé

Mercado de Máquinas de Café Expresso no Brasil

Gráfico | Market Share e Faturamento 2010 do Mercado de Máquinas de Café Expresso

Mercado de Máquinas de Café Expresso no Brasil - Ano

O faturamento do setor de máquinas de café expresso no Brasil para 2010 é de R$ 300 milhões.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 16 de novembro de 2010, do caderno de Economia & Negócios, da coluna Fato Relevante do Clayton Netz, com o título: “Nestlé lança cafeteira para jovens e emergentes”.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Varejo de Moda – Marisa e as suas estratégias

A varejista de Moda Marisa voltada para a classe emergente, 4ª no ranking do mercado de vestuário em faturamento líquido, é a maior em números de lojas, com 278 lojas, no 1º semestre deste ano.


Objetivos das Lojas Marisa
  1. Reforçar a Marca para os consumidores da nova classe média;
  2. Barrar o avanço das concorrentes.
Estratégias da Marisa para alçancar os objetivos
  1. Onipresença, com até 3 lojas na mesma rua, em pontos estratégicos;
  2. Segmentação do Mercado;
  3. Novos formatos de ponto de vendas com tamanhos diferentes:
    1. Formato tradicional;
    2. Formato ampliado, com produtos para crianças e homens;
    3. Mais novo formato para o público feminino, Marisa Lingerie.
  4. Novo serviço oferecido para as lojas físicas e virtual da rede: “Pedagogia da Moda”, voltado para as mulheres, as quais contam com a ajuda das funcionárias para escolher a roupa mais adequada.
Pedagogia da Moda


De acordo com especialistas em comportamento do consumidor, a Classe C não se interessa mais somente pelo necessário e o fator preço não é mais o fundamental no processo de compra. A Nova Classe Emergente quer o aspiracional e está mais inclinada a qualidade e a informação.

Principais pontos:
  • Aspiracional;
  • Preço perdeu posição prioritaria na decisão de compra;
  • Desejo pelo que está na moda;
  • Busca por mais informação;
  • Mais exigentes.
Com esses dados, a Marisa desenvolveu um serviço e mudou o intervalo de tempo de renovação das peças das lojas.
  • Missão didática das Lojas Marisa: ensinar a consumidora a se vestir melhor.
    • Segundo a gerente geral de marketing da Marisa, Andrea Beatrix, a mulher da Classe C quer mais informações sobre moda, mais ainda não sabe exatamente onde encontrá-las. A rede tendo isso em vista, trouxe referências dos editoriais de revistas para os catálogos distribuídos gratuitamente e também fixou essas referências nas paredes das lojas;
    • A força de vendas, que em sua maioria é formada por mulheres, recebeu treinamento e hoje está preparada para dar opinião especializada sobre como combinar as peças que elas pretendem comprar;
  • Braço Virtual | O comércio online: no site é possível descobriro tamanho da roupa a ser encomendada, bastando a consumidora informar suas medidas de busto, cintura e quadril.
  • Fast Fashion: novas peças de vestuário chegam todas as semanas às lojas, e o mostruário é trocado a cada 40 dias;
  • Busca pelas mais recentes tendências de moda: a equipe de estilo viaja regularmente para assistir aos desfiles das semanas de moda de Milão, Nova York e Paris.
Expansão em número de lojas por rede em 2010


Gráfico | Inaugurações em 2010 por Rede Varejista de Moda




Mapa Estratégico de Concorrência das 4 maiores Redes de Varejo de Moda do Brasil


Gráfico | Mapa Estratégico de Concorrência




Notícias do jornal O Estado de S. Paulo de 15 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com os títulos: “Marisa defende território na classe C” e “Rede agora ensina a consumidora a se vestir”.

sábado, 20 de novembro de 2010

Classes C e D estão sofisticando o gosto por móveis.

Os fatores da ascensão das Classes C e D são mais que conhecidos:
  • Crescimento da renda;
  • Alongamento dos prazos de pagamento, isto é: Crédito.
As Classes C e D estão comprando móveis mais sofisticados e as grandes fabricantes e lojas de móveis que a pouco tempo atrás atendiam somente as Classes A e B, agora, dão vazão ao aspiracional das classes emergentes.

E o que aspira/deseja a Nova Classe Média e a Classe D, em termos de móveis?
  • Primeiro, querem móveis visualmente parecidos com os das classes do topo da pirâmide, isto é: DESIGN;
  • Em seguida, Beleza;
  • Praticidade;
  • Qualidade;
  • Modernidade;
  • Ergonomia;
  • Personalização dos móveis;
  • Preço atrativo.
    • Um bom exemplo é o crescimento do preço de uma cozinha compacta que era campeã em vendas nas Casas Bahia, que passou de R$ 199 para R$ 699, que foi reformulada e se transformou em uma cozinha modulada muito similar à planejada.
E como é a preferência tradicional das classes C e D por móveis?
  • Os sofás, por exemplo:
    • muita espuma;
    • braços grandes;
    • braços arrendodados;
    • encosto mais alto;
    • costuras aparentes;
  • Demais móveis:
    • formas orgânicas;
    • verniz de alto brilho;
    • detalhes cromados;
    • cores POPs, isto é: cores fortes.
Alguns players
  • Grupo Unicasa;
    • Dell Ano, voltada para a Classe A, com 300 lojas;
    • Favorita, marca que atende a Classe B, possui 370 lojas;
    • New, lojas que vendem móveis para a Classe C, já está com 380 lojas.
  • Casas Bahia;
    • Móveis Bartira.
    • Os profissionais responsáveis pelo desenho dos móveis frequentam o Salão do Móvel de Milão.
A metaformose dos móveis que agora atendem ao gosto mais exigente das Classes C e D
  • Cozinha;
    • Agora é planejada.
  • Linha Branca;
    • Saíram as cores bege, azuis e vermelhas e entraram as cores mais suaves;
    • Preços mais acessíveis;
  • Mesa de jantar;
    • Ganhou a leveza do vidro.
  • Quarto;
    • Guarda-roupa tornou-se armário com portas de correr;
    • Cama box, tomou o lugar das camas tradicionais.
  • Home Office;
  • Home theaters;
  • Banheiros planejados.
Grupo Unicasa

Gráfico | Tiquete Médio por Marca


Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 15 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Decorando a nova casa dos brasileiros”.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Com o que elas gastam? Radiografia dos gastos das mulheres.

Segundo pesquisa feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo à empresa de pesquisas Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado, que pertence ao grupo de comunicação Bolsa de Mulher, 94% das mulheres casadas contribuem com as despesas do lar e mais da metade, isto é, 56% divide igualmente as contas com o maridão. As madames são somente 6%, isto é: as mulheres casadas que só contribuem em aumentar as despesas e não com dinheiro para pagar as contas do Lar Doce Lar.

1. A Pesquisa
  • Foi feita pela Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado, empresa do grupo de comunicação Bolsa de Mulher;
  • Foram entrevistadas 507 mulheres;
  • A pesquisa foi feita via internet;
  • As mulheres tinham entre 18 anos e 60 anos;
  • Com renda média e própria de R$ 2.000,00 por mês.
2. Principais conclusões
  • 94% das casadas contribuem com as despesas de casa;
  • 56% das mulheres casadas dividem as contas com o maridão;
  • Para as casadas, os gastos com cuidados pessoais (produtos, salão e academia) e moda (acessórios e roupas) estão em 7º e 8º lugares, respectivamente, dentro das suas despesas;
  • Entre as solteiras os gastos com cuidados pessoais sobe para o 3º lugar e, pasmem, moda está em 10º lugar. “E depois reclamam que os homens estão difíceis e em falta no mercado.” – palavras do autor.
  • Moda e Objetos para casa são os dois primeiros itens a serem cortados em caso de crise financeira ou em caso de aquisição de financiamento de grande porte, como a compra de uma casa;
  • As despesas fixas, com supermercado, luz, água, transporte, plano de saúde e outros itens, correspondem à fatia mais pesada do orçamento da mulherada;
  • 16% delas não cortariam nenhum item de despesa em caso de falta de dinheiro ou em caso de algum.
3. Perfil das pesquisadas

Gráfico | Perfil das Pesquisadas


Gráfico | Perfil Trabalhista das Pesquisadas


4. Ranking das Despesas das Mulheres Casadas

Gráfico | Ranking das Principais Despesas das Casadas


5. Ranking Despesas das Mulheres Solteiras

Gráfico | Ranking das Principais Despesas das Solteiras


6. Como Elas participam das despesas da casa

Gráfico | Casadas e a participação nas despesas do lar


Gráfico | Solteiras e a participação nas despesas de casa


7. Despesas que serão cortadas em situação de crise ou de mudança de situação econômica, como
contração de financiamento longo e de alto valor

Gráfico | Despesas que serão cortadas prioritariamente em situação de falta de grana

 

7. Diferenças entre o orçamento masculino e o feminino
  • Disparidade Salarial: O salário das mulheres, para a execução do mesmo trabalho do homem, corresponde à 60% do salário dos homens;
  • Custos Programados vs Custos de Emergência: Os homens cobrem os custos programados e todas as despesas extras ou de emergência ficam a cargo das donas de casa;
  • Participação das mulheres na força de trabalho:
Gráfico | Participação das mulheres no Mercado de Trabalho


Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 14 de novembro de 2010, do caderno Feminino, reportagem de capa do suplemento, com o título de capa: “Os gastos de todo dia” e título da matéria: “Mulheres revelam as contas”.

domingo, 7 de novembro de 2010

Mercado de Luxo | Ermenegildo Zegna

Histórico
  • Fundada em 1910;
  • Nasceu em Trivero, nos alpes italianos;
  • No início era um lanifício ( segundo o Aurélio: sm. Obra, tecido ou manufatura de lã);
  • Por 50 anos foi fornecedora de matéria-prima para confecções internacionais;
  • Roupas e acessórios masculinos;
  • Nos anos 60 abriu as primeiras lojas de alfaiataria em Milão e  Paris;
  • Possui 555 pontos de venda, destes mais de 70 estão na China (presente desde 1991) e 6 estão no Brasil;
  • Presente em mais de 80 países;
  • É a líder do segmento de vestuário de luxo masculino.
Números

O mercado de luxo no Brasil movimenta € 1,5 bilhão, segundo a grife Ermenegildo Zegna.

As vendas cresceram 20% no primeiro trimestre de 2010.

O lucro da Ermenegildo em 2009 foi de € 17,3 milhões.

Gráfico | Vendas da italiana Ermenegildo Zegna


Gráfico | Participação dos Emergentes no Faturamento da Ermenegildo Zegna


Gráfico | Desempenho da Ermenegildo em 2009 nos mercados


Estratégias

Estratégia de Preço
  • Mesmo com a crise financeira a empresa manteve os preços nos patamares tradicionais, para manter a percepção de valor da grife.
Estratégia de Produto
  • Rejuvenescer;
  • Desenvolvimento das linhas esportivas, casuais, acessórios e perfumes.
Estratégia de Serviço
  • Atendimento em chinês nas lojas europeias;
  • Atendimento em português em algumas lojas da Europa.
O que embasa as estratégias?
  • Consumidores dos países ermegentes são mais jovens do que os europeus;
  • As linhas esportivas e casuais são produtos de entrada para uma nova geração de consumidores, pois tem preços mais acessíveis;
  • O maior crescimento em vendas se dá nos Países Emergentes.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 6 de novembro de 2010, do caderno de Economia & Negócios com o título: “Ermenegildo Zegna ‘rejuvenesce’ nos emergentes”, e informações do site: http://www.zegnagroup.it/storia_e_sviluppo/la_storia/consolidamento

sábado, 6 de novembro de 2010

Projeções para as vendas no Natal

A receita do varejo em dezembro deste ano deve atingir R$ 88,2 bilhões, o que é um aumento de 7,4% versus 2009. Deverá haver uma injeção de R$101,763 bilhões na economia com o 13º salário, um aumento de 16,3% em relação ao ano passado.

Gráfico | Vendas do Varejo em Dezembro


Gráfico | 13º Salário


Gráfico | 13º Salário vs Vendas do Varejo No Natal


Gráfico | Categorias - projeções de vendas para o Natal


Gráfico | Preços Médios 2009 vs 2010


Gráfico | Preços



Fatores para o crescimento do consumo
  • O volume médio de crédito ao consumidor cresceu 22% entre 2009 e setembro deste ano;
  • Ampliação do número de trabalhadores;
  • Aumento dos salários acima da inflação;
  • Queda da taxa média de juros

Gráfico | Taxa Média de Juros
  • Aumento do prazo médio dos financiamentos
Gráfico | Prazo Médio dos Financiamentos


Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 3 de novembro de 2010 do caderno de Economia, com o título: “Natal terá eletrônicos mais baratos”. Outras informações nos links: http://almirfb.blogspot.com/2010/10/previsao-de-vendas-do-varejo-para-2010.html e http://almirfb.blogspot.com/2010/10/taxas-de-crescimento-de-vendas-nas.html

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mídias digitais e sua importância para a GE

  • Estratégia de construção da marca da GE passa pelas mídias digitais;
  • 15% do investimento em publicidade é feita em mídias digitais;
  • A GE tem forte presença em redes sociais como Facebook;
  • Pesquisas mostram que 90% dos homens de negócios nos Estados Unidos usam sites como Facebook, LinkedIn e YouTube para fins profissionais;
  • Para Beth Comstock, principal executiva de marketing e vice-presidente sênior da GE “O futuro está no celular”;
  • A GE quer ter forte presença da sua marca nas redes sociais e também garantir que a empresa apareça primeiro nas ferramentas de busca na internet;
  • A gigante americana GE sabe que antes de um vendedor bater à porta de uma companhia, ela tem acesso à informações e avaliações do produto na internet e isso afeta as decisões de compra e portanto também as tomadas de decisão da área de marketing.

Serviços nos smartphones

  • Parte da estratégia da GE é a ampliação dos serviços associados aos produtos da companhia, de turbinas de aviões a aparelhos médicos;
  • Exemplos:
    • Na área de saúde: aplicativos para IPhone como uma organização chamada Medhelp.org, onde um desses aplicativos é direcionado a mulheres grávidas, e acompanha o desenvolvimento do bebê;
    • Na área de produtos aéreos: há uma série de aplicativos a serem usados por prestadores de serviço e pelo IPhone podem ter acesso a serviços auxiliares;
  • O objetivo é ajudar no trabalho diário de quem lida com os produtos e serviços da GE.

Vê-se que a GE tem marcante presença nas redes sociais, para divulgar a marca, e que para ter um relacionamento mais próximo dos clientes, para fortificar a marca, usa aplicativos desenvolvidos para smartphones com o intuito de facilitar o dia a dia de seus consumidores.

Estratégias de Branding da GE

  • Aplicativos úteis para smartphones;
  • Presença forte e marcante nas redes sociais.

Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 1 de novembro de 2010 do caderno de Negócios com o título: “Na GE, IPhone ajuda a construir imagem da marca” e análise em azul  é do autor do blog.

Eletro Shopping – rede varejista de eletroeletrônico do Nordeste

A Eletro Shopping
  • Rede varejista de móveis e eletrônicos;
  • Fundada em 1994 em Recife, Pernambuco;
  • Presidida por Richard Saunder de 38 anos;
  • 135 lojas;
  • É uma das redes que mais crescem hoje no Nordeste e uma das mais agressivas;
  • Presente fisicamente no Nordeste;
  • Presença online desde o ano passado, 2009;
Expansão
  • Abre 50 filiais por ano.
  • Comprou pontos de vendas de duas concorrentes nos últimos 3 anos;
  • Em 2000 abriu a 1ª loja fora de Pernambuco no estado da Paraíba;
  • Em 2007 adquiriu 28 pontos da rede Grande Lar;
  • em 2009 comprou 31 unidades da Hermol.
Presença no Nordeste
                             Eletro Shopping

Faturamento da Grandes Varejistas e do Eletro Shopping


Presença Online
  • Em 2009 inaugurou o site, juntamente com um sócio paulista;
  • O braço e-commerce é totalmente separado das lojas físicas;
  • 70% da receita vem dos consumidores do Sul e Sudeste;
  • O site fatura hoje R$ 45 milhões e a previsão para 2011 é de crescimento de 300%;
Cenário
  • Crescimento da região Nordeste;
  • Aumento do poder de compra da Classe C.
Notícia do jornal do Estado de S. Paulo de 1 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “O filho de inglês que agita o varejo no Nordeste”.

TIM, suas estratégias e o cenário atual

Cenário
  • Telefônica comprou a participação da Portugal Telecom na Vivo;
  • A mexicana América Móvil prepara-se para unir Claro, Embratel e Net, criando uma empresa com telefonia móvel, fixa, banda larga e tv por assinatura;
  • A Portugal Telecom tornou-se sócia da Oi, e está tem telefonia celular e fixa.
A TIM
  • Atualmente está num processo de turnaround, isto é: num processo de recuperação;
  • Entre julho e setembro a empresa ganhou market share e aumentou a rentabilidade;
  • O crescimento da TIM foi baseado nos planos Liberty e Infinity, os quais privilegiam a comunicação intrarrede;
  • Um outro fator de crescimento foi o foco nas classes C e D, com venda de chips e a divulgação do plano pré-pago Infinity nos pontos de maior circulação desses estratos social, veja o post: http://almirfb.blogspot.com/2010/07/estar-onde-o-consumidor-esta-nova.html
  • A TIM ainda apresenta rentabilidade inferior quando se compara com os pares de mercado;
  • No 3° Trimestre deste ano, a operadora  conseguiu 40% dos novos clientes deste período;
  • A empresa é a 2ª em faturamento e a 3ª em market share no mercado de telefonia celular.
Gráfico | Market Share – Setembro de 2010


Apostas da TIM
  • Nova classe média emergente;
  • Banda larga móvel para essa nova classe média;
  • Unbundling – acesso às redes das concorrentes;
    • A TIM espera a Anatel regular o assunto;
  • O Brasil tem atualmente 192,3 milhões de habitantes, é o quarto maior mercado de telefonia celular do mundo e tem 191,5 milhões de assinantes de celular.
Notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 1 de novembro de 2010, do caderno de Negócios, com o título: “Em meio às fusões, sobrou a TIM”, entrevista com o título: “No Brasil, podemos seguir em frente sozinhos” feita com Gabriele Galateri, presidente do conselho da Telecom Italia, e dados de participação de mercado e número de assinantes de celular da Anatel.